Curiosidades » Personagem

De iates mais caros do mundo a irmão dono do Manchester City: 5 curiosidades sobre o Sheik MBZ

Confira os bastidores da vida luxuosa do homem considerado o governante árabe mais poderoso da Terra

Redação Publicado em 29/06/2021, às 17h50 - Atualizado às 18h50

Retrato do Sheik MBZ
Retrato do Sheik MBZ - Divulgação / Youtube / CBS News

Certamente você já ouviu muitas histórias e rumores sobre a vida de um Sheik, luxúria, riqueza e muita ostentação.

No ano de 2019, o Mohamed bin Zayed bin Sultan Al Nahyan foi considerado pelo jornal The New York Times como o governante árabe mais poderoso e um dos homens mais poderosos da Terra, ficou ainda, entre as 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista Times.

Do luxo extremo à preservação do meio ambiente. O designer gráfico Bati Al Shehhi que é responsável pelo fã clube do Sheik Mohammed Bin Zayed nos contou curiosidades sobre a vida de MBZ.

Citamos cinco delas:

1. Um dos iates mais caros do mundo

O Sheik MBZ possui um iate, nomeado por ele de Rabdan, avaliado em 60 milhões de dólares.

Retrato do Sheik MBZ / Crédito: Divulgação / Youtube / CBS News

 

O Iate foi construído no ano de 2007 pela SILVER YACHTS e adquirido pelo Sheik no ano de 2009. Quando lançado, SILVER. (nome do modelo) foi o mais longo iate todo em alumínio e o iate com motor convencional mais rápido, em comprimento para potência, já construído.

Capaz de atingir velocidades de 27 nós com segurança, ele navega a 25 nós. Possui 73 metros de comprimento, 15 cabines e tem um custo anual para funcionamento de aproximadamente 5 milhões de dólares.


2. Companhia aérea exclusiva

O governo de Abu Dhabi conta com a Presidential Flight, uma companhia área exclusiva para o transporte aéreo do governo, nos Emirados Árabes Unidos.

A Frota Atual da companhia conta com 8 aeronaves:

  • 1 Airbus A320-200
  • 1 Boeing 737-800 / BBJ2
  • 1 Boeing 777-200ER
  • 1 Boeing 777-300ER
  • 1 Boeing 787-8
  • 1 Boeing 787-9

Apesar de ter uma companhia área inteira a sua disposição, o Sheik MBZ possui dois jatos particulares — um Boeing 747 (A6-Emirados Árabes Unidos) e um Boeing 787 (A6-PFC).


3. Casamento mais caro da história

Apesar de ter acontecido em 1981, o casamento do Sheik Mohammed bin Zayed com a princesa Salama (atualmente Sheikha Salama bint Hamdan Al Nahyan) ainda figura (segundo a Forbes) como o casamento mais caro do mundo.

Os pais dos noivos desembolsaram o equivalente hoje a 100 milhões dólares para a realização do casamento que contou com a construção de um estádio, com capacidade de 20.000 lugares especialmente para a celebração que durou uma semana. O Sheik visitou todas as cidades do emirado a cavalo durante aquela semana. Durante a cerimônia, os presentes de casamento para sua noiva foram entregues por 20 camelos enfeitados com joias.


4. Preservação do Meio ambiente

Apaixonado por falcões (ele até foi presenteado por Vladimir Putin, Presidente da Rússia, com um falcão branco) o Sheik MBZ tem o meio ambiente como uma de suas maiores prioridades tanto do ponto de vista político como pessoal.

Retrato do Sheik MBZ / Crédito: Divulgação / Youtube / CBS News

 

Ele foi fundamental para o estabelecimento da Agência Ambiental — Abu Dhabi, e liderou importantes esforços de conservação para proteger o falcão, a abetarda de houbara e o órix árabe dentro dos Emirados Árabes Unidos e internacionalmente.

Em janeiro de 2008, Sua Alteza anunciou que o governo de Abu Dhabi contribuiria com US $15 bilhões para a Masdar, a iniciativa global de energia alternativa e renovável com sede em Abu Dhabi, e desenvolvedora da primeira cidade do mundo neutra em carbono e sem resíduos.

Além disso, o Sheik é o doador principal do Fundo de Conservação de Espécies Mohamed bin Zayed (nome dele), uma iniciativa filantrópica privada que apoia iniciativa de preservação e conservação ambiental ao redor do mundo por meio de um microfinanciamento inovador. Até à data, o Fundo concedeu mais de 2.000 bolsas a uma ampla gama de espécies em todo o mundo.

O Fundo de Conservação de Espécies Mohamed bin Zayed é um fundo filantrópico estabelecido para fazer o seguinte: fornecer subsídios direcionados para iniciativas de conservação de espécies individuais; reconhecer líderes no campo da conservação de espécies; e elevar a importância das espécies no debate mais amplo da conservação.


5. Seu irmão é dono do Manchester City

O irmão do Sheik, Mansour Bin Zayed Al Nahyan, se destaca por ser dono de importantes times de futebol, tais como o time inglês Manchester City.

O Sheik também é dono de uma vila em Los Quintos de San Martin, na Espanha, no valor aproximado de R$ 320 milhões. Apesar de ser dono de muitas riquezas, a família dele gosta muito de se hospedar no 'melhor hotel do mundo', em Abu Dhabi.

Além disso, ele investe em viagens espaciais e coloca dinheiro em empresas renomadas como a Galactic e a Sky News Arabia. Ah, e claro, colocou dinheiro também no Manchester City, clube 'falido' que comprou em 2008. Estima-se que a empresa dona do City, que é comandada pelo Sheik, já investiu 1 bilhão de euros no clube.


+Saiba mais sobre obras relacionadas ao tema disponíveis na Amazon: 

A Esposa Contratada do Sheik, de D. A. Lemoyne - https://amzn.to/3dquQP1

Desejo proibido, de Trish Morey (2021) - https://amzn.to/3dtYNNZ

A promessa do sheik, de Aretha V. Guedes - https://amzn.to/3A4JN2K

A sedução do sheik, de Lucy Monroe (2020) - https://amzn.to/3A9TH3h

O Sheik de Agrobã, de Jo Magrini (2019) - https://amzn.to/2TbegvH

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página. 

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp  

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W