Curiosidades » Idade Média

De ignorar mentiras a companhia de pets: As dicas de isolamento dos anacoretas da Europa medieval

O Guia dos Anacoretas foi escrito através de relatos de pessoas que se auto-isolavam para expressar seu amor por cristo

Nicoli Raveli Publicado em 30/03/2020, às 15h22

Ilustração de um anacoreta dormindo
Ilustração de um anacoreta dormindo - Divulgação

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas enfrentam a quarentena e, para alguns, esse ato é um grande desafio. Entretanto, a situação era muito comum na Europa medieval, onde algumas pessoas mantinham distância da sociedade para morar sozinhas numa sala anexada a uma igreja.

Esses homens, por vontade própria, optaram pelo confinamento para expressar seu amor por Cristo já que, de acordo com sua cultura religiosa, as orações apoiavam a sociedade. Conhecidos como anacoretas, eles descreviam seu modo de viver e contavam suas reflexões da época.

Confira quatro dicas de isolamento através dos relatos medievais.

1. Seu bem-estar não é a prioridade

De acordo com o guia dos anacoretas, eles não deveriam esperar encontrar algum tipo de conforto. Como pensamento principal, devem ter em mente o motivo pelo qual estão confinadas.

Ilustração de um anacoreta lendo a Bíblia / Crédtio: Divulgação

 

Da mesma maneira, o anacoreta abençoa todos com suas orações. De acordo com o Guia dos Anacoretas, para evitar os pensamentos estressantes, é preciso pensar em todas as pessoas que você está protegendo ao ficar em casa.

2. Conhecer suas fraquezas

Segundo Julian of Norwith, escritora inglesa que também foi anacoreta, é preciso conhecer sua vulnerabilidade e enxergá-la como aliada para que a mesma não te derrote. Em seu livro, A Revelation of Love, a autora diz que todos enfrentarão momentos difíceis durante o isolamento, mas que é preciso saber conviver com eles.

Não obstante, sua descrição é análoga a psicologia da sobrevivência. Quando a sociedade se adapta a uma crise, devemos lembrar que tudo o que é feito é essencial para voltarmos ao normal. O ser humano entende sua vulnerabilidade ao assimilar que devemos ceder e seguir todas as medidas preventivas, e que só assim será possível superar algum desafio.

3. Reservar os sentidos

"A perturbação só entra no coração através de algo... visto ou escutado, provado ou cheirado ou sentido externamente", diz o Guia dos Anacoretas. Dessa maneira, é indicado que esses cidadãos deixem de lado os seus cinco sentidos e não deem importância para as pessoas que espalham mentiras, a fim de não se distrair de seu objetivo. 

4. Manter-se são

A fim de manter a sanidade, o guia indica que os anacoretas mantenham-se ocupados a fim de evitar os pensamentos negativos. De acordo com o monge Aelred de Rievaulx, não há espaço para a inatividade e é preciso criar uma rotina com leituras da Bíblia, orações e salmos.

Como hobbies para lidar com o confinamento, o livro cita os artesanatos, jardinagem e leituras como principais atividades. “Pois enquanto [o diabo] a vê ocupada, ele pensa: “Seria inútil abordá-la agora; ela não consegue se concentrar em ouvir o meu conselho”, relata o guia.

Entretanto, de acordo com Julian, o isolamento pode parecer limitante. Naquela época, o espaço oferecia uma liberdade paradoxal às mulheres, mas era muito estreito e remetia a uma prisão.

Estátua da escritora e anacoreta Julian of Norwith / Crédito: Divulgação

 

De maneira análoga, a psicologia da sobrevivência afirma que é essencial criar uma divisão dos problemas e pensar no passo a passo, sem olhar para o futuro. Além disso, o livro também recomenda a companhia de algum animal de estimação.


+ Saiba mais sobre o tema por meio das obras das obras disponíveis na Amazon:
 
Raízes medievais da Europa, Jacques Le Goff (2006) - https://amzn.to/2UKW5K
 
Contos e lendas da Europa Medieval,  Gilles Massardier (2002) - https://amzn.to/3av2gYZ 
 
Medieval Europe, Chris Wickham (2016) - https://amzn.to/39rjght
 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du