Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

O 'Big Brother' de George Orwell: 'De olho em você'

O clássico distópico '1984' se tornou uma das maiores obras da História

Victória Gearini Publicado em 20/01/2021, às 14h08 - Atualizado em 17/01/2022, às 14h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Detalhe da capa de '1984' - Divulgação
Detalhe da capa de '1984' - Divulgação

O Big Brother, exibido pela TV Globo, se popularizou em diversos países ao redor do mundo, transmite imagens gravadas — e ao vivo — de participantes confinados dentro de uma esplêndida casa.

Sem contato com o mundo exterior, os adversários são vigiados durante 24 horas, algo semelhante com o que foi apresentado na obra 1984, do jornalista britânico George Orwell.

O fenômeno televisivo se assemelha ao Big Brother — ou Grande Irmão — citado pela primeira pelo escritor George Orwell — pseudónimo de Eric Arthur Blair. Com o slogan “O Grande Irmão está de olho em você”, a obra apresenta um líder supremo da fictícia Oceania.

Neste romance de ficção científica, todos os lugares, sejam eles públicos ou privados, são vigiados pelo governo, por meio de câmeras que gravam e espionam a intimidade da população. 

George Orwell, autor de 1984 / Crédito: Getty Images

O livro foi publicado originalmente em 1949 — pouco antes do autor falecer — e consagrou-se como uma das maiores obras distópicas do século 20.

Por meio de uma narrativa crítica, o livro reflete as consequências de uma sociedade regida pelo totalitarismo, uma vez que os moradores são proibidos de contestar o sistema autoritário. 

“Nesses momentos, seu ódio secreto contra o Grande Irmão se convertia em adoração, e o Grande Irmão parecia se agigantar, invencível e destemido protetor, como um rochedo contra as hordas da Ásia, e Goldstein, apesar de seu isolamento, de seu desamparo e da dúvida que pairava sobre a própria existência, parecia um feiticeiro sinistro, capaz de, apenas com o poder da própria voz, arruinar toda a estrutura da civilização”, trecho retirado da página 18 da obra 1984, de George Orwell, da edição da Editora Edipro. 

Em janeiro de 2021, este clássico ganhou uma edição especial com selo Via Leitura, da Editora Edipro. Com tradução direta do original, feita por Alexandre Barbosa de Souza, a obra conta com o apêndice “Os princípios da novilíngua”, também escrito pelo autor.

Nova edição de 1984, de George Orwell / Crédito: Divulgação / Editora Edipro

Outra novidade desta ilustre edição é a capa desenvolvida pelo artista plástico Carlo Giovanni. Além disso, conta com brindes projetados por este renomado artista, conhecido por criar ilustrações tridimensionais com recortes em papel.


+Saiba mais sobre esta e outras obras relacionadas ao tema disponíveis na Amazon:

1984, de George Orwell (2021) - https://amzn.to/3a4nu14

Box O horizonte de George Orwell, de George Orwell (2021) - https://amzn.to/3bJY6jx

1984 (Edição em quadrinhos), de George Orwell (2020) - https://amzn.to/3lAmvdv

A revolução dos bichos, de George Orwell (2007) - https://amzn.to/3lFfA2L

A Fazenda dos Animais, de George Orwell (2020) - https://amzn.to/2UA8noH

O que é fascismo?, de George Orwell (2017) - https://amzn.to/2IBe8jO

Como morrem os pobres e outros ensaios, de George Orwell (2011) - https://amzn.to/2INRZy5

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W