Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

De Marilyn Monroe a Ava Gardner: a intensa vida íntima de Frank Sinatra

Morto há exatos 22 anos, o artista era um sucesso nos palcos — e com as mulheres

Vanessa Centamori Publicado em 11/05/2020, às 08h00 - Atualizado em 13/05/2020, às 14h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ava Gardner e Frank Sinatra - Divulgação
Ava Gardner e Frank Sinatra - Divulgação

Há exatos 22 anos, o mundo perdia Frank Sinatra, ator e cantor falecido no dia 14 de maio de 1998. Seu legado de galã veio antes de Elvis Presley ou Beatles. Nos anos 1940, Sinatra já arrancava suspiros e gritos das fãs, as bobby soxers.

Por isso, Ol’ Blue Eyes não fazia sucesso só nos palcos, mas também com as mulheres — inclusive entre as famosas (e casadas). Segundo o biógrafo Anthony Summers, o intérprete de My Way criou até mesmo uma lista com o nome de todas as atrizes com as quais ele gostaria de sair.

O papel foi colado no espelho de seu camarim. E, como os dons do astro mulherengo eram habilidosos, não deu outra: em menos de quatro meses, todos os nomes da lista já podiam ser riscados. 

A primeira esposa, Nancy Barbato

Frank Sinatra foi um homem de múltiplas mulheres, mas a primeira esposa do cantor, que o acompanhou no início da carreira, foi Nancy Barbato. Ele começou a namorá-la quando os dois ainda eram adolescentes.

Frank Sinatra no casamento com Nancy Barbato / Crédito: Divulgação 

A união foi oficializada no ano de 1939, em uma igreja em Nova Jersey. Como presente de casamento, Sinatra dedicou à esposa a música Our Love. Depois da festa, o casal passou a viver junto em um apartamento na cidade.

Nancy era secretária enquanto seu marido tentava iniciar sua carreira musical, trabalhando como garçom e cantor em um restaurante. Nos anos 1940, quando ele começou a fazer sucesso, o astro e a esposa se mudaram para Los Angeles.

Os dois tiveram três filhos, Nancy, Frank Jr. e Tina. Tudo estava aparentemente bem, até que em 1950 começaram a sair manchetes em revistas de fofocas sobre vários casos extraconjugais de Sinatra. Nancy deixou o marido.

Semanas após o divórcio com Nancy, Sinatra se casou com Ava, enquanto a ex-esposa criava seus filhos. Finalmente, o artista e a nova mulher puderam concretizar seu romance.

Ava Gardner e Frank Sinatra no dia do casamento, em 1957/ Crédito: Divulgação 

Detalhes sobre a relação foram revelados por Gardner, que escreveu uma biografia junto ao repórter Peter Evans, chamada de Ava Gardner: The Secrets Conversations. No livro, é citado que a artista de olhos verdes recebeu várias ameaças dos fãs enlouquecidos de Sinatra. 

Mesmo assim, ela se casou com ele em cerimônia simples na Pensilvânia. O casamento foi bem conturbado, com o astro ciumento e falido após o seu recente divórcio.  

Gardner e Sinatra bebiam muito e acabavam tendo brigas terríveis. A história dos dois acabou mal: depois de Frank tentar se matar três vezes e Ava sofrer dois abortos, eles romperam a relação em 1957. 

Paixão pela Sex Symbol, Marilyn Monroe

Ol’ Blue Eyes conheceu Marilyn ainda quando os dois eram casados com pessoas diferentes — ele com Ava Gardner e ela com o jogador de beisebol Joe DiMaggio. Mas foi por volta de 1961 que eles realmente se envolveram e se amaram por meses. 

Marilyn Monroe e Frank Sinatra / Crédito: Divulgação 

O relacionamento da atriz com Sinatra foi investigado pelo biógrafo Charles Casillo, que escreveu inúmeros livros sobre Monroe. Casillo contou que, “como muitos homens, Frank Sinatra caiu sob seu feitiço. Ele a tratou como se nunca tivesse tratado outra mulher. Ele era muito protetor com ela”.

Marilyn estava passando por um momento difícil em sua saúde mental e Sinatra teria sido um meio dela se estabeceler. Porém, a moça faleceu tragicamente por overdose, no dia 5 de agosto de 1962. 

Mia Farrow, a concorrente

Sinatra interrompeu um noivado com a atriz Juliet Prowse, dois anos antes de conhecer Mia Farrow, diante ao fato de que Prowse não queria se tornar uma esposa em tempo integral.

Mia Farrow, atriz que foi casada com Frank SInatra / Crédito: Wikimedia Commons 

O astro mudou de planos e se casou com Farrow quando ele tinha 50 anos de idade e ela apenas 21, no dia 19 de julho de 1966. 

Até acompanhou Sinatra enquanto ele estava filmando vários filmes. Porém, se cansou e assinou contrato para estrelar Rosemary's Baby, longa de Roman Polanski, pelo qual ela ganhou uma indicação ao Globo de Ouro, em 1968. A artista também acabou assinando seus papéis de divórcio no próprio set de gravações. 

Barbara Sinatra, a Lady Blue Eyes

Barbara, que ganhou apelido de Lady Blue Eyes, em referência à alcunha do marido famoso, foi com quem ele passou mais tempo casado - um total de 22 anos. O casal se conheceu quando ela estava trabalhando no cassino Riviera, em Las Vegas.
Sinatra, no auge de sua fama, estava no bar com Dean Martin, Sammy Davis Jr. e outros membros de sua lendária Rat Pack. Até que ele resolveu chamar a atenção de Barbara. “Ouvi alguém dizer: 'Ei, Loirinha! Venha aqui. Junte-se a nós!' ”, relatou a última esposa do astro, ao jornal britânico Telegraph, em 2011.  
Segundo a mulher, ela continuou andando, até que uma de suas amigas a perguntou se a colega sabia que aquele era o famoso Frank Sinatra a chamando. "E eu disse: 'Eu não ligo, não quero lidar com bêbados'. Então fomos embora", lembrou Barbara. 
Em seu livro Lady Blue Eyes: My Life with Frank (2011), a mulher explica que dois anos depois, ela se casou com o ator Zeppo Marx. Mesmo sendo comprometida com Marx, passou a ver Sinatra, então divorciado de sua terceira esposa, Mia Farrow. Tornaram-se bem mais do que amigos. 
Durante seu longo casamento com a última esposa, o artista continuou a contatar algumas de suas ex-mulheres. Sobre isso, Barbara comentou ao The New York Times que não se importava. "Você nunca se preocupa com chamas antigas. Você se preocupa com chamas novas'", afirmou a mulher, que ficou viúva após a morte de Sinatra, em 1998. Ela faleceu em 2017. 

+Saiba mais sobre Hollywood através das obras da Amazon: 

Ava Gardner: The Secret Conversations (English Edition), Ava Gardner e Peter Evans (2016): https://amzn.to/3cCHDf1

My Way of Life: Joan Crawford (2017) - https://amzn.to/2VMvFto

The Lonely Life: An Autobiography (English Edition) (1962) - https://amzn.to/3cCHDf1

As Mais Famosas Atrizes de Hollywood: 1940 a 1960 - Parte 1: Audrey Hepburn, Ingrid Bergman, Grace Kely, Debora Kerr, Ava Gardner, Claudette Colbert e outras, de Americo Luis Martins da Silva ( 2019) - https://amzn.to/2TuO24E

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du