Curiosidades » Sobrenatural

De mortes misteriosas a acidentes: 7 curiosidades macabras do filme O Exorcista

Durante as filmagens, o clássico de terror foi marcado por estranhos eventos sobrenaturais

Victória Gearini Publicado em 05/05/2020, às 20h52

Cena do clássico O Exorcista
Cena do clássico O Exorcista - Divulgação

Adaptado para o cinema em 1973, o longa O Exorcista, dirigido pelo cineasta William Friedkin, trata-se de uma adaptação do romance de William Peter Blatty. Baseada em fatos reais, a obra conta a história de Robert Mannheim, que foi exorcizado em 1949. Portanto, este livro é considerado pela Igreja Católica como um dos maiores relatos sobre um exorcismo já realizado desde a Idade Média.

No entanto, o que nem todos sabem, é que a obra cinematográfica também é cercada por mistérios, e eventos sobrenaturais. Segundo depoimentos de membros da produção, o filme teria enfrentado dificuldades assustadoras durante as gravações. Confira abaixo 7 curiosidades macabras por trás do clássico O Exorcista: 

1. Mortes repentinas 

Ao todo, nove pessoas ligadas a produção do filme morreram de forma suspeita, entre elas os atores Jack MacGowran e Vasiliki Maliaros, o avô de Linda Blair, um segurança do estúdio e um dos especialistas em efeitos especiais.

2. Incêndio e acidentes no set 

Durante as gravações, o set de filmagem pegou fogo de forma misteriosa. No entanto, apenas o quarto de Regan MacNeil não foi atingido. Para quem não sabe ou não se lembra, este é o local em que a personagem é possuída. 

Atriz Ellen Burstyn no filme O Exorcista / Crédito: Divulgação

 

Outro evento bem misterioso foi o trauma enfrentado pela atriz Ellen Burstyn. Em uma determinada cena, sua personagem Chris MacNeil é arremessada e cai no chão — e a verdade é que seu grito de dor foi real. Burstyn teria sofrido uma lesão permanente na coluna vertebral durante a gravação desta cena. 

3. Trailer original removido

Considerado muito assustador, o trailer original foi removido, pois mostrava partes do filme em preto e branco, em que as imagens se misturavam com as dos demônios. Além disso, apresentava Regan MacNeil possuída.

4. Ator Paul Bateson foi condenado por assassinato

O ator Paul Bateson fez uma breve participação no filme. No entanto, anos mais tarde, foi condenado pelo assassinato de Addison Verrill. Segundo as autoridades, Bateson seria na verdade um serial killer responsável pela morte de outras seis pessoas — todas encontradas dentro do rio Hudson com os corpos desmembradas. 

Ator Paul Bateson no filme O Exorcista / Crédito: Wikimedia Commons

 

5. Efeitos sonoros insólitos

Os gritos sobrenaturais foram feitos a partir de mixagens de gritos de porcos quando são enviados para o abate. Já a voz do demônio foi reproduzida pela atriz Mercedes McCambridge.

6. Cena clássica quase foi removida

Considerada uma das cenas mais clássicas do gênero terror, o autor William Peter Blatty chegou a pedir para que a cena em que Regan MacNeil está possuída e gira sua cabeça para trás fosse retirada da produção, alegando que seria muito forte. No entanto, William Friedkin desconsiderou o pedido e a manteve. 

Personagem principal Regan MacNeil / Crédito: Divulgação

 

7. Set foi benzido 

Devido às mortes e acidentes inesperados, a produção do filme optou em chamar um padre para benzer o set de filmagem. Assim, após os eventos misteriosos envolvendo a equipe, um jesuíta passou a acompanhar as gravações.


+Saiba mais sobre O Exorcista por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O Exorcista, de William Peter Blatty (2019) - https://amzn.to/3b6vqNG

Exorcismo: A história real que inspirou o clássico o exorcista, de Thomas B. Allen (2016) - https://amzn.to/2SFPxMh

O bebê de Rosemary, de Ira Levin (2014) - https://amzn.to/2A34RME

Ed & Lorraine Warren - Demonologistas: Arquivos Sobrenaturais, de Gerald Brittle (2016) - https://amzn.to/2SGUzYS

O Exorcista - A Versão Que Você Nunca Viu (DVD) - https://amzn.to/2YEuXzB

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W