Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

De O Pianista a O Exorcista: 5 histórias de bastidores de filmes famosos

Inúmeros sets de gravação de produções clássicas contaram com momentos peculiares

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 07/02/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do clássico O Exorcista - Divulgação
Cena do clássico O Exorcista - Divulgação

Filmes clássicos são considerados assim por um motivo: eles se tornaram produções importantes que ultrapassam décadas e são assistidas mesmo depois de anos. As narrativas contadas pelos longa-metragens são muito lembradas, mas seus bastidores geralmente também têm história para contar.

É por isso que o site Aventuras na História decidiu contar a história dos bastidores de 5 filmes clássicos. De ‘O Pianista’ até ‘O Exorcista’, existem curiosidades muito interessantes sobre essas produções. Confira a seguir!

1. O Pianista

Crédito: Divulgação

O Pianista, lançado em 2002 e dirigido por Roman Polanski, conta a história do pianista judeu Wladyslaw Szpilman, que viveu durante a Segunda Guerra Mundial. O filme conta uma história dramática e trágica, em um contexto de perseguição dos nazistas alemães.

O ator Adrien Brody queria experienciar uma “sensação de perda” para que pudesse representar o personagem de maneira mais adequada. Embora não seja nem comparável ao que aquelas pessoas viveram na época, ele vendeu seu carro e seu apartamento antes de gravar o longa.


2. Rocky 4

Crédito: Divulgação

Nesse caso, não foi a decisão de um diretor pretensioso que complicou a vida de um ator. Sylvester Stallone dirigiu Rocky 4 e queria que as lutas de boxe parecessem reais. Ele tomou uma decisão arriscada: de fato trocar socos com Dolph Lundgren, ator que vivia Ivan Drago.

O problema foi que o intérprete do boxeador soviético acabou machucando Stallone de verdade. Por querer que o impacto nas telonas fosse o mais real possível, ele acabou sofrendo com um problema físico real. O ator ficou quatro dias tratando um ferimento no peito devido a um cruzado de direita.


3. Náufrago

Crédito: Divulgação

Casos de atores e atrizes que tiveram que perder ou ganhar peso para interpretar algum papel são frequentes na indústria de Hollywood. Isso também aconteceu com Tom Hanks quando ele fez o papel principal de Náufrago, filme lançado em 2000.

Para a primeira etapa da produção, ele teve que parar de fazer exercícios com o intuito de parecer mais magro — o que aconteceria com um sobrevivente de um acidente abandonado em uma ilha deserta. Mas a situação foi além: para a segunda parte, ele teve que perder 22 kg, o que fez com que as filmagens do filme ficassem paradas por um ano.


4. O Poderoso Chefão

Crédito: Divulgação

O ator John Marley levou um enorme susto durante a gravação de uma cena peculiar de O Poderoso Chefão, o filme de Francis Ford Coppola lançado em 1972. Aqui, o diretor decidiu fazer algo que poderia causar repulsa nos artistas sem nem ao menos consultá-los antes da decisão.

A cena é a seguinte: o cineasta interpretado por Marley, ao ser ameaçado pela família Corleone, acorda com a cabeça decepada de seu cavalo favorito em sua cama. Ele dá um grito, mas isso foi parte atuação e parte verdade, pois o ator não foi avisado que a cabeça seria real, diferente do que eles tinham ensaiado, que era com um item falso. 


5. O Exorcista

Personagem principal Regan MacNeil / Crédito: Divulgação

O Exorcista é um filme que foi alvo de inúmeras teorias, boatos e suposições ao longo dos anos. A história da jovem possuída que vira a cabeça em 360 graus ficou famosa e causou terror em pelo menos a maioria das pessoas que assistiram o longa-metragem. No entanto, a verdade é que até mesmo o pessoal do set de gravações estava aterrorizado.

Durante as filmagens, o diretor William Friedkin chamava um padre ou um reverendo para benzer tanto as pessoas envolvidas quanto o próprio local do set.


+Saiba mais sobre Hollywood por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Hollywood: 131, de Charles Bukowski (1998) - https://amzn.to/2UXDWKe

Cenas de uma revolução: o nascimento da nova Hollywood, de Mark Harris (2011) - https://amzn.to/3c6gqAr

O pacto entre Hollywood e o nazismo: Como o cinema americano colaborou com a Alemanha de Hitler, de Ben Urwand (2019) - https://amzn.to/2ViwOqO

Hollywood Babylon: The Legendary Underground Classic of Hollywood's Darkest and Best Kept Secrets (Edição Inglês), de Kenneth Anger (1981) - https://amzn.to/2RurMWU

O livro do cinema, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2VeOS52

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W