Curiosidades » Folclore

De onde veio a expressão 'vamos ser francos'?

Só quem manda pode ser sincero: como uma palavra milenar se tornou sinônimo de falar a verdade

Fábio Marton Publicado em 28/10/2019, às 12h33

Os francos em ação
Os francos em ação - Évariste Vital Luminais, 1875

O termo vem de um povo de origem germânica. Os francos invadiram a Gália no século 3 e em 357 foram reconhecidos pelo Império Romano como parte da federação. Frank, em língua germânica, quer dizer lança - o que dá uma ideia de sua disposição para batalhas.

Com o tempo, a região que atendia pelo nome de Gália, em latim, passou a ser chamada de Francia - ou Terra dos Francos.

Com a queda de Roma, em 476, os francos conquistaram várias regiões, até chegar ao ápice na Europa com Carlos Magno, que dominava as atuais Alemanha, Áustria, Holanda, Bélgica, França, Itália e parte da Espanha.

Carlos Magno / Crédito: Wikimedia Commons

 

Carlos Magno dividiu o reino em três. Apenas a região oeste continuou a ser chamada de Francia, que derivou para França. O franco passou a ser sinônimo de classe dominante e representava a etnia dos conquistadores.

aaLogo tornou-se equivalente a "livre" - quem não tinha poder era servo de alguém. Como apenas pessoas livres podiam dizer o que pensavam, o termo evoluiu para designar quem é honesto e não tem papas na língua.


Saiba mais sobre os francos pelos links abaixo:

1. Carlos Magno. A Vida do Imperador do Sacro Império Romano, de Allan Massie - https://amzn.to/2Pos1Ti

2. Tornando-se Carlos Magno, de Jeff Saypeck - https://amzn.to/349DlXq

3. Dicionário analítico do Ocidente medieval, de Jacques LeGoff - https://amzn.to/2qTvD5H

4. O Império Carolíngio: A história e o legado dos governantes francos que unificaram a maior parte da Europa e estabeleceram o Sacro Império Romano na Idade Média, de Charles River Editors - https://amzn.to/2MV7Pqg

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página. ​