Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Curiosidades

De onde vem a expressão 'estar na pindaíba'?

Conheça as três explicações para a origem da famosa expressão

Bruno Costa Publicado em 07/02/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Horst Tinnes por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Horst Tinnes por Pixabay

Liso, na pior, sem um tostão furado. Estar ou andar na pindaíba é não ter dinheiro nem para o essencial, passar por uma fase de grande penúria financeira.

Há pelo menos três explicações para a origem da frase. Uma delas é do linguista Batista Caetano, autor de Vocabulário. Segundo ele, pindaíba é uma palavra de origem tupi que significa “vara de anzol” (pinda é anzol e iwa, vara). Estar na pindaíba era dispor apenas de uma vara para a sobrevivência.

A outra versão, também de origem tupi, é do filólogo João Ribeiro, em A Língua Nacional: pindaíba era uma selva densa de cipós onde, às vezes, os índios ficavam presos – ou seja, em grande dificuldade.

A terceira explicação, por fim, é de Nei Lopes, estudioso de línguas africanas. De acordo com ele, a frase se incorporou ao português pela língua quimbundo, falada em Angola. Pindaíba viria de uma junção de mbinda, “miséria”, e uaíba, “feia” – e significaria estar na mais completa miséria.