Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

De Orange is the New Black a Mindhunter: 5 histórias reais que inspiraram séries de sucesso

Confira as narrativas da vida real que ganharam vida em grandes produções atuais

Giovanna Gomes Publicado em 26/11/2020, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Série Orange is the New Black - Divulgação/Netflix
Série Orange is the New Black - Divulgação/Netflix

Casos de séries e produções cinematográficas baseados em situações reais sempre fascinaram o público devido enorme à curiosidade de se saber o que é ficção e o que é fato. Além disso, muitas vezes, os espectadores não sabem que suas tramas favoritas foram inspiradas por casos que ocorreram na vida real.

Confira abaixo 5 séries famosas que não se tratam apenas de ficção.

1. The act

A série The Act é baseada na história de Gypsy Blanchard, uma jovem americana que todos acreditavam ter muitas complicações de saúde como problemas de visão, audição, epilepsia, anomalias cromossômicas, além de um câncer raro que fazia com que ela perdesse seus cabelos. Ela vivia em uma cadeira de rodas e tinha de se alimentar por um tubo, além de que tomava muitos remédios.

A mãe da menina, Dee Dee, era vista como uma mulher extremamente cuidadosa e que fazia de tudo pela saúde da filha, sendo que ambas pareciam ser muito felizes apesar das dificuldades que passavam. Contudo, no ano de 2015, essa imagem de família feliz foi desfeita, já que Dee Dee foi morta pelo namorado da filha a pedido dela.

À esquerda, as atrizes que fizeram os papéis de mãe e filha. À esquerda, as verdadeiras Dee Dee e Gypsy/ Crédito: Divulgação

E foi assim que uma enorme farsa foi desfeita. O exame médico mostrou que a jovem não possuía doença alguma e que a mãe de Gypsy a havia torturado com procedimentos e exames desnecessários durante a vida toda. No final, a jovem foi condenada a dez anos por homicídio, sendo que sua pena está sendo cumprida até hoje.


2. Mindhunter

A série Mindhunter aborda a história de investigadores do FBI que, a partir da psicologia, estudaram o comportamento de assassinos. Ao longo da trama, aparecem diversos serial killers que existiram na vida real, como Dennis Rader, mais conhecido como BTK, e Edmund Kemper, sendo que o criminoso é o que mais aparece ao longo das duas temporadas que compõem a série.

À esquerda o ator representando Kemper. À direita, o verdadeiro assassino/ Crédito: Divulgação

Com 15 anos, Kemper matou os seus avós e foi internado em uma clínica psiquiátrica, onde permaneceu por seis anos. Porém, após ser liberado, tornou a cometer crimes. Entre 1972 e 1973, matou oito pessoas, estando entre elas cinco estudantes. A última de suas vítimas foi a sua própria mãe. Após o ocorrido, ele se entregou à polícia.

Contudo, o que mais chamava atenção em Kemper era que ele não apenas matava suas vítimas, mas tambem se divertia removendo partes de seus corpos, além de que realizava atos sexuais com eles.


3. American Crime Story

A série aborda diferentes crimes reais que ocorreram nos Estados Unidos, de modo que cada temporada se trata de um caso específico. A primeira delas, intitulada The People vs. O. J. Simpson tem como tema o julgamento do jogador de futebol americano O. J.Simpson, o qual foi acusado de ter matado duas pessoas. A temporada mostra ainda os jogos de poder que decidiram o futuro do jogador.

À esquerda o ator Cuban Gooding Jr. À direita, O. J. Simpson/ Crédito: Divulgação

Já a segunda temporada da série, chamada The Assassination of Gianni Versace, aborda acerca da história de Andrew Cunanan, criminoso que assassinou o famoso designer de moda italiano Gianni Versace no ano de 1997.


4. Orange Is the New Black

A série apresenta a história de Piper Kerman (Chapman, na obra), uma mulher que foi presa por ter cometido um crime para ajudar a então namorada, que era traficante de drogas. Piper foi condenada a quinze meses de detenção por lavagem de dinheiro. A trama foi baseada no livro Orange Is the New Black: My Year in a Women’s Prision, da autoria de Kerman. No livro, ela conta sobre o período que passou na prisão.

À esquerda, a atriz que interpreta Piper na série. À direita, a própria Piper Kerman/ Crédito: Divulgação/Netflix

Produzida pela plataforma de streaming Netflix, o seriado estreou em 2013 e foi concluído em 2019. Ao todo conta com sete temporadas, e foi fortemente aclamado tanto pela crítica, quanto pelos fãs.


5. Olhos que Condenam

A série Olhos que Condenam também é baseada em fatos reais. Dividida em quatro partes e ambientada em três diferentes épocas, ela conta a história de cinco adolescentes, quatro negros e um latino, que foram acusados de um estupro que não cometeram. A primeira fase se dá no ano de 1989, quando os jovens foram acusados do crime. As outras duas mostram as consequências da acusação e ocorrem em 2002 e 2014.

Poster da série Olhos que Condenam/ Crédito: Divulgação/ Netflix

No caso, os adolescentes foram coagidos a conferassarem o crime sem que houvesse a presença de maiores responsáveis ou algum advogado e, assim, foram presos sem provas, vítimas de racismo. Treze anos depois, o verdadeiro criminoso, Matias Reyes, assumiu a autoria do crime, de modo que os cinco rapazes foram inocentados. 


+Saiba mais sobre o tema a partir de grandes obras disponíveis na Amazon:

Orange Is The New Black: Obra que inspirou a série orginal do Netflix, de Piper Kerman - https://amzn.to/3lgt9os

Orange is the New Black Trivia: Unique Original Show That Features A Diverse Cast Of Women, de John Damico - https://amzn.to/39khKSa

American Crime Story: O Povo Contra O. J. Simpson: O livro que deu origem à nova série investigativa da Fox, de Jeffrey Toobin - https://amzn.to/3q32xL5

Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial Killers Americano, de John Douglas - https://amzn.to/36asXCw

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du