Curiosidades » Brasil

De presidentes a ex-paquita: 8 personalidades brasileiras que já se encontraram com a rainha Elizabeth II

Durante seus 68 anos de reinado, a monarca fez apenas uma visita oficial ao Brasil, no entanto, recebeu grandes nomes do país no Palácio de Buckingham

Daniela Bazi Publicado em 04/03/2020, às 14h00

O ex-presidente Lula, Marisa e Elizabeth II
O ex-presidente Lula, Marisa e Elizabeth II - Getty Images

Sendo uma das monarcas mais reconhecidas do mundo, Elizabeth II já viajou o mundo por diversas vezes em compromissos oficiais. No Brasil, veio apenas uma única vez, em 1968, mas, com o passar dos anos, chegou a receber inúmeros brasileiros em seus palácios, na Inglaterra.

Conheça 8 figuras brasileiras que já se encontraram com a rainha Elizabeth II.

1. General Costa e Silva

Em 1968, no dia 1 de novembro, a rainha Elizabeth II e o príncipe Philip desembarcaram no Brasil, no Aeroporto de Guararapes, no Recife, para a primeira visita oficial de um monarca britânico ao país e a América do Sul. No aeroporto, membros do exército brasileiro, algumas figuras políticas e o presidente da época, o General Costa e Silva estavam presentes.


2. Presidente Lula

Príncipe Philip, presidente Lula, primeira-dama Maria Letícia e rainha Elizabeth II / Crédito: Getty Images

 

No ano de 2006, o então presidente Luís Inácio Lula da Silva realizou sua primeira visita de Estado ao Reino Unido, com duração de 3 dias, se hospedando junto com sua comitiva no Palácio de Buckingham, casa oficial da monarca. O líder brasileiro foi recebido pela soberana, junto com Philip e o Regimento da Cavalaria britânico, responsável pela proteção de Sua Majestade.


3. Presidente Dilma

Pouco antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, Dilma Rousseff foi ao Reino Unido para participar da cerimônia. Além disso, passou a divulgar o Brasil como um ponto turístico e também se reuniu com algumas figuras políticas importantes, incluindo Elizabeth II. Elas se encontraram durante um coquetel oferecido pela rainha no Palácio de Buckingham, no dia 27 de julho de 2012.


4. General Ernesto Geisel

Príncipe Philip, Lucy Geisel, presidente general Ernesto Geisel e rainha Elizabeth II / Crédito: Getty Images

 

O presidente Geisel, que governou o Brasil durante o auge da ditadura militar, foi o primeiro político a viajar para Londres. Em 1976, o general desembarcou na capital inglesa e se encontrou com a rainha para retribuir a visita feita pela monarca ao país, poucos anos antes.


5. Presidente Fernando Henrique Cardoso

Durante seu governo, FHC visitou o Reino Unido por 4 vezes, sendo a primeira apenas cinco meses após sua posse. Em uma das viagens, o presidente, como uma tentativa de atrair mais atenção dos britânicos, levou Pelé, que o acompanhou durante o encontro com Elizabeth no Palácio de Buckingham.


6. Jorge Amado e Elza Soares

O escritor Jorge Amado e a cantora Elza Soares se encontraram com a monarca durante sua visita ao Brasil em 1968. O autor de Capitães da Areia esteve com Elizabeth em Salvador, no dia 3 de novembro, durante uma recepção organizada pelo governador Luís Viana Filho. Já a voz de A Carne esteve com a soberana em 6 de novembro, em Brasília, durante um banquete oficial oferecido pelo governador Abreu Sodré.


7. Rei Pelé

Elizabeth entrega taça à Pelé após jogo no Maracanã / Crédito: Arquivo Nacional

 

No dia 10 de novembro de 1968, enquanto ainda estava no Brasil, após uma manhã de compromissos e um almoço abordo do navio real Britannia, Elizabeth e seu marido, o príncipe Philip, se encaminharam às 17h para o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Lá, acompanharam uma partida entre Santos e Botafogo, com a vitória do time paulista. A rainha então, entregou a taça ao rei brasileiro, Pelé.


8. Ex-paquita Juliana Baroni

No ano de 2015, a atriz e ex-paquita Juliana Baroni, foi até o Castelo de Windsor, uma das residências oficiais da rainha, junto com seu marido, o banqueiro e domador de cavalos Eduardo Moreira, para a condecoração do coronel da Academia da Polícia Militar do Barro Branco, José Mauricio Weisshaupt Perez, sendo recebida pela própria monarca. Na ocasião, ela disse "Ela foi muito legal com a gente. É muito fofa, uma querida".


+Saiba mais sobre a rainha Elizabeth II com as obras abaixo:

A Real Elizabeth, Andrew Marr (2012) - https://amzn.to/2I62WYs

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II, Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2PxUxAW

Queen Elizabeth II: The Biography, University Press (2019) - https://amzn.to/2Tatq1f

A Brief History of the Private Life of Elizabeth II, Michael Paterson (2012) - https://amzn.to/394Qjsq

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.