Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Podcast

De sobreviventes a vodka da zona de exclusão: Os fatos poucos conhecidos de Chernobyl

Confira curiosidades surpreendentes do maior acidente nuclear da História

Redação Publicado em 26/04/2022, às 12h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aparelho de radioatividade na cidade fantasma de Pripyat - Getty Images
Aparelho de radioatividade na cidade fantasma de Pripyat - Getty Images

Ocorrida no fatídico dia 26 de abril de 1986, a tragédia de Chernobyl é considerada um dos maiores acidentes nucleares da História.

O acidente foi causado devido a uma falha humana. Na ocasião, os operadores do reator descumpriram diversos protocolos de segurança, gerando uma explosão no reator 4 da usina de Chernobyl. 

Mesmo após 36 anos do acidente, ainda hoje a tragédia é amplamente lembrada. Estima-se que a região ficará inabitável por volta de 24 mil anos, mesmo com vida selvagem próspera.

Devido a gravidade do acidente nuclear, uma zona de exclusão foi montada pelo governo da época. Isto é, há sinalizações dos locais de alto risco para a presença humana. Contudo, há pessoas que conseguiram sobreviver a tragédia e que se recusaram a deixar a região. 

Outros fatos surpreendentes rodeiam a história de Chernobyl. Por exemplo, cientistas britânicos já desenvolveram uma vodka produzida a partir da água da zona de exclusão.

Para conhecer os fatos poucos conhecidos de Chernobyl e saber mais sobre outras  curiosidades surpreendentes do maior acidente nuclear da História, ouça o podcast oficial da Aventuras na História, disponível nas melhores plataformas de áudio.

Confira a programação completa aqui!

Ouça o episódio: