Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Astronomia

De Superlua a Eclipse: 6 fenômenos que marcaram 2020

Ainda seremos agraciados com o alinhamento de Júpiter e Saturno, na próxima segunda-feira, 21

Victória Gearini Publicado em 16/12/2020, às 14h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um eclipse - Divulgação / Pixabay
Imagem ilustrativa de um eclipse - Divulgação / Pixabay

Em algumas épocas do ano é comum observar no céu a aproximação de alguns planetas. Na próxima segunda-feira, 21, a conjunção de Júpiter e Saturno, estará mais visível em diversas partes do mundo.

O evento ocorre aproximadamente a cada 20 anos. Contudo, a última vez que estes planetas estiveram tão próximos foi há 397 anos, em 1623.

Este e outros eventos naturais são estudados pela astronomia, parte da ciência responsável por estudar os corpos celestes — estrelas, planetas, cometas, nebulosas, aglomerados de estrelas e galáxias — e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra.

Considerada uma das ciências mais antigas da história, esta área analisa, ainda, a evolução da vida terrestre e do desenvolvimento do universo, a partir da física, química e do movimento de objetos celestes.

Diante do episódio marcante que está para acontecer, separamos outros eventos que marcaram 2020. Confira abaixo 6 fenômenos que puderam ser observados da Terra neste ano:

1. Eclipse Solar

Imagem capturada do Eclipse Solar do dia 14 de dezembro de 2020 / Crédito: Divulgação / Youtube / Band Jornalismo

Ocorrido na última segunda-feira, 14, o Eclipse Solar foi projetado na América do Sul, sendo parcialmente visto no Sul e Sudeste do Brasil. Já no Chile e na Argentina, o fenômeno foi responsável pelo escurecimento total de diversas regiões destes países.


2. Eclipse Lunar Penumbral

Imagem ilustrativa de um Eclipse Lunar Penumbral / Crédito: Divulgação / Youtube / Gian Masi

Existem vários tipos de eclipses e, neste ano, não foi diferente. Em novembro aconteceu o Eclipse Lunar Penumbral. Este fenômeno acontece quando a Lua se move para a penumbra da Terra, fazendo com que o satélite natural pareça ser mais escuro do que de costume. 


3. Chuva de Meteoros Geminídeas

Imagem ilustrativa de uma Chuva de Meteoros Geminídeas / Crédito: Divulgação / Youtube / Galeria do Meteorito

Entre os dias 4 e 17 de dezembro ocorre anualmente a Chuva de Meteoros Geminídeas. Neste ano, o fenômeno ocorreu no último domingo, 13, e pôde ser observado sem o uso de nenhum equipamento, como lunetas e binóculos. 


4. Superlua

Imagem capturada da Superlua em abril de 2020 / Crédito: Divulgação / Youtube / Band Jornalismo

A Superlua ocorre quando a Lua está mais próxima da Terra em um determinado período do ano. A maior que teve neste ano ocorreu em abril e está prevista para se repetir no dia 27 de abril de 2021, durante uma Lua Cheia.


5. Lua Azul

Imagem da Lua Azul em outubro de 2020 / Crédito: Divulgação / Youtube / Colapso Mundial

Ocorrida a cada 2,5 anos, a Lua Azul foi observada no dia 31 de outubro (mesma data em que é celebrado o Dia das Bruxas). O evento cósmico ocorre quando um determinado mês registra duas Luas Cheias. Nem sempre é possível observar a cor azul no satélite natural, contudo, neste ano, a névoa capturada pelo Observatório Espacial Heller & Jung, apresentava tons azulados.


6. Conjunções entre planetas e a Lua

Simulação em uma conjunção entre a Lua e Marte / Crédito: Divulgação

Geralmente, a conjunção entre planetas e a Lua começa logo ao anoitecer e para apreciar basta localizar a Lua. Em seguida, dependendo da região em que está localizado, é possível observar alguma "estrela" abaixo dela, sendo na verdade, algum planeta alinhado. Em abril ocorreu várias conjunções: com Júpiter, no dia 14; com Saturno, no dia 15; com Marte, no dia 16; e com Vênus, no dia 26. 


+Saiba mais sobre o universo por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O Universo Numa Casca de Noz, de Stephen Hawking (2016) - https://amzn.to/2ydRqJd

Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking (2015) - https://amzn.to/3cSYTMm

Um universo que veio do nada, de Lawrence Krauss (2012) - https://amzn.to/35dXFsD

O nascimento do universo, de Judith Nuria Maida e Fernando Vilela (2019) - https://amzn.to/3daLeAH

Universo, de Thmas Eaton (2017) - https://amzn.to/2YiGsge

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W