Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / PODCAST

De torturas a superlotação: As tristes histórias do Complexo Hospitalar Juquery

Entenda como esta instituição localizada na região metropolitana de São Paulo ficou marcada por histórias assustadoras

Pâmella Gomes, sob supervisão de Victória Gearini Publicado em 10/08/2022, às 17h08 - Atualizado em 31/08/2023, às 15h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Detalhe do Complexo Hospitalar Juquery - RonanW Humberto do Lago Müller, via Wikimedia Commons
Detalhe do Complexo Hospitalar Juquery - RonanW Humberto do Lago Müller, via Wikimedia Commons

Durante o século 20, o Complexo Hospitalar Juquery ficou conhecido pelos horrores que ocorreram dentro da instituição, sendo regado de diversos episódios tristes. Portanto, o espaço que um dia já foi considerado um dos maiores hospitais psiquiátricos do Brasil, hoje em dia é cercado de lembranças assustadoras.

O Juquery foi fundado em 18 de maio de 1898, em Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo. Devido à localização afastada, o local abrigou milhares de pacientes, desde indivíduos com transtornos mentais até criminosos. No entanto, pessoas que eram consideradas a “escória” da sociedade — como mães solos, negros, pessoas LGBTQIA+ e presos políticos — também eram enviadas para a instituição.

Já na década de 1970, o local entrou em colapso. Isso porque, chegou a abrigar mais de 18 mil pacientes, que eram vítimas de torturas. Além disso, o complexo não conseguia comportar a demanda de internos e muito menos dar a assistência médica necessária.

O Juquery funcionou até o começo de 2021, restando apenas o Manicômio Judiciário que foi renomeado de Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Professor André Teixeira Lima.

Para saber mais sobre o desfecho do complexo Juquery e conhecer histórias reais de pessoas que passaram por essa instituição, ouça agora o podcast abaixo da Aventuras na História, também disponível nas melhores plataformas de áudio do país.

Fique por dentro, ainda, de outros episódios exclusivos. Clique aqui!

Ouça o episódio: 


CURIOSIDADES / PODCAST

Natalie Pavlovna Paley, conhecida popularmente como Natalie Paley, viveu uma vida luxuosa na infância antes de ter uma vida conturbada, passando por grandes reviravoltas. Parente da família Romanov, a atriz passou por diversas polêmicas na carreira. Leia mais aqui!