Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Filmes

De Van Gogh a Goya: Veja 5 cenas de filmes inspiradas em pinturas famosas

Em busca de referências, filmes podem encontrar exemplos até mesmo em figuras clássicas da história da arte; confira 5 exemplos!

Montagem com cenas de filmes inspiradas em obras famosas - Domínio Público via Wikimedia Commons / Reprodução/Columbia Pictures, Warner Bros.
Montagem com cenas de filmes inspiradas em obras famosas - Domínio Público via Wikimedia Commons / Reprodução/Columbia Pictures, Warner Bros.

Quando falamos sobre cinema, é relativamente comum utilizar o termo "a sétima arte". Isso leva em consideração as formas de fazer arte que a humanidade expressou ao longo de sua história, sendo elas a arquitetura, a escultura, a pintura, a música, a literatura e a dança, antes do cinema.

Ao decorrer da história da arte, os fazeres artísticos se misturaram e os artistas inspiram reciprocamente. E o cinema já pôde aproveitar muito bem de todas as seis artes anteriores em suas inúmeras obras.

Com isso em mente, confira 5 cenas de filmes inspiradas em pinturas famosas:

1. Sonhos

Cena de 'Sonhos' (1990), de Akira Kurosawa / Crédito: Reprodução/Warner Bros.
'Campo de Trigo com Corvos', de Vincent van Gogh / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Em 1990, o gênio do cinema japonês, Akira Kurosawa, lançou 'Sonhos'. No filme, vemos, na verdade, uma série de curta-metragens inspirados em sonhos reais que o cineasta teve, nos proporcionando cenas encantadoras e quase mágicas.

Em uma cena em específico, é possível observar um belo campo florido com um arco-íris, sob um céu bem azul. E esse frame, que já é belo por si só, é inspirado em uma pintura de um dos artistas mais famosos da História: 'Campo de Trigo com Corvos', de Vincent van Gogh, explica a Far Out Magazine.


2. Vício Inerente

Cena de 'Vício Inerente' (2014), de Paul Thomas Anderson / Reprodução/Warner Bros.
'A Última Ceia', afresco de Leonardo da Vinci / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

A comédia 'Vício Inerente' (2014), de Paul Thomas Anderson, conta com cenas memoráveis, em uma narrativa repleta de psicodelia e todo tipo de situação inusitada. 

Uma cena no filme é cômica justamente por contar com uma referência a uma das obras mais famosas que existem: os personagens se organizam em uma mesa para dividir uma pizza, da mesma forma como Jesus e os apóstolos em 'A Última Ceia', de Leonardo da Vinci.


3. O Labirinto do Fauno

O Homem Pálido em 'O Labirinto do Fauno' (2006) e 'Saturno devorando um filho', de Francisco de Goya / Crédito: Reprodução/Warner Bros. / Domínio Público via Wikimedia Commons

Um dos filmes mais famosos de Guillermo del Toro, aclamado cineasta mexicano, 'O Labirinto do Fauno' (2006) é uma história sombria ambientada na Espanha durante 1944, no conturbado período pós-Guerra Civil Espanhola e durante a Segunda Guerra Mundial, em que a jovem Ofélia descobre um labirinto antigo, místico e bastante misterioso.

Uma das cenas mais memoráveis do filme é a aparição perturbadora do 'Homem Pálido', a criatura sem olhos — ou pior, cujos olhos estão nas mãos — e devoradora de fadas e crianças. O personagem é inspirado em uma das obras mais perturbadoras de todos os tempos: 'Saturno devorando um filho', do espanhol Francisco de Goya.

"Há uma cena em que o Homem Pálido arranca as cabeças das fadas com uma mordida. Isso vem direto da pintura de Goya de Saturno devorando seu filho", escreveu Guillermo no The Guardian.


4. As Aventuras do Barão Munchausen

Uma Thurman como Vênus em 'As Aventuras do Barão Munchausen' (1988) / Crédito: Reprodução/Columbia Pictures
'O Nascimento de Vênus', de Sandro Botticelli / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Dirigido por um dos envolvidos na criação do clássico e atemporal Monty Python, 'As Aventuras do Barão Munchausen', de Terry Gilliam, é uma fantasia alucinante lançada em 1989, em que acompanhamos um oficial alemão mentiroso do século 18, que tenta escapar da morte e lembrar de várias aventuras.

Em uma das cenas, Gilliam faz uma clara referência a outro clássico artista renascentista, quase tão famoso quanto da Vinci. Na ocasião, vemos a atriz Uma Thurman, na época com apenas 18 anos, dando vida a uma Vênus emergindo de um molusco gigante, de maneira semelhante à pintura 'O Nascimento de Vênus', de Sandro Botticelli.


5. Sede de Viver

Cena de 'Sede de Viver' (1956), de Vincente Minnelli / Crédito: Reprodução/Metro-Goldwyn-Mayer
'O Café à Noite na Place Lamartine', de Vincent van Gogh / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Dirigido por Vincente Minnelli, o filme 'Sede de Viver', lançado em 1956, é um drama comovente e exuberante visualmente, inspirado na biografia e correspondências de Vincent van Gogh. Aqui, vemos o artista torturado por sua própria genialidade e obsessão pela pintura, em uma vida repleta de relações problemáticas, destaca a sinopse.

+ De Noite Estrelada a girassóis: Veja curiosidades sobre obras icônicas de Van Gogh

Inspirado na história de van Gogh, não surpreende que existam cenas que façam referência as obras do neozelandês. Uma que vale menção especial é o interior de um café tranquilo, alguns clientes sentados em mesas próximas às paredes vermelhas, um homem de casaco claro e uma mesa de bilhar. E essa descrição bate perfeitamente com o quadro 'O Café à Noite na Place Lamartine', que van Gogh pintou em 1888.