Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Podcast

De viagens a mudanças políticas: O amor de Dom Pedro II pela arte e ciência

Saiba mais sobre as mudanças governamentais e os conhecimentos adquiridos pelo imperador ao longo de sua vida

Redação Publicado em 29/06/2022, às 12h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dom Pedro II, o último imperador do Brasil - Wikimedia Commons / Domínio Público
Dom Pedro II, o último imperador do Brasil - Wikimedia Commons / Domínio Público

Nascido no dia 2 de dezembro de 1825, no Palácio Imperial de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, Dom Pedro II foi o único monarca nascido no Brasil a governar o país. Conhecido também como "o Magnânimo", o imperador reinou durante 58 anos. 

Considerado o segundo e último imperador do Brasil, o filho de Dom Pedro I era apaixonado pela arte e ciência, o que lhe permitiu adquirir muito conhecimento ao longo de sua vida.  

Além disso, o monarca também adorava viajar, sendo o primeiro líder brasileiro a ir para os Estados Unidos. Graças ao seu carisma, ele também ganhou uma candidatura simbólica à presidência no solo estadunidense. 

Dom Pedro II também viajou pela Europa, Norte da África e Oriente Médio. Em cada lugar que visitou, o imperador deixou sua marca registrada. No Egito, por exemplo, o monarca escreveu seu nome em três lugares diferentes.  

Já no Brasil ele chegou a promover várias mudanças políticas e consolidou, ainda, a produção cafeeira no território brasileiro.

Para saber mais sobre o tema e conhecer a vida completa de Dom Pedro II, desde a infância até os momentos finais, ouça agora o podcast abaixo da Aventuras na História. 

Disponível nas melhores plataformas de áudio, por lá você fica por dentro dos principais assuntos sobre a História do mundo e do Brasil, ao longo dos séculos. Com quadros exclusivos você tem acesso, ainda, a curiosidades impressionantes e pouco conhecidas sobre temáticas atemporais. 

Clique aqui e confira a programação completa!

Ouça o episódio: 


CURIOSIDADES / PODCAST

A família real britânica é cercada de histórias intrigantes e até mesmo misteriosas. Por isso, ao longo dos anos, diversas teorias conspiratórias foram criadas com o intuito de explicar alguns acontecimentos. Pensando nisso, a Aventuras na História selecionou as mais bizarras para vocês. Clique aqui!