Curiosidades » Personagem

De vocação para DJ a medo de inteligência artificial: 5 fatos sobre Elon Musk

Considerado o homem mais rico do mundo, o empresário possui um patrimônio estimado em 188,5 bilhões de dólares

Victória Gearini Publicado em 09/01/2021, às 10h00

Elon Musk, empresário e filantropo
Elon Musk, empresário e filantropo - Wikimedia Commons

Empreendedor e filantropo, Elon Muskfoi eleito pela Bloomberg o homem mais rico do mundo, com uma fortuna avaliada em 188,5 bilhões de dólares. Sua empresa Tesla Motors está revolucionando a indústria automotiva, popularizando os carros elétricos. Já o seu empreendimento chamado SpaceX, foi o primeiro do mundo a vender voo comercial à Lua.

Nos últimos anos, o empresário demonstrou estar preocupado com a extinção da raça humana. Para evitar isso, Musk propôs uma série de medidas efetivas, das quais algumas são o objetivo central de suas empresas, como a redução do aquecimento global, por meio de energias renováveis, projeto de colonização de Marte, e o desenvolvimento de uma inteligência artificial segura.

No entanto, o filantropo tem despertado a curiosidade das pessoas não somente pelo sucesso de seus empreendimentos, mas também por causa de sua vida pessoal. Portanto, selecionamos 5 fatos surpreendentes sobre Musk.

Confira abaixo!

1. O verdadeiro dono da Tesla Motors 

Elon Musk durante entrevista / Crédito: Wikimedia Commons

 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, Elon Musk não criou a Tesla Motors, na verdade a empresa foi projetada em 2003 pelos engenheiros Martin Eberhard e Marc Tarpenning. O filantropo foi o quarto funcionário a ser contratado e, mais tarde, tornou-se um dos investidores, aplicando US$ 6,5 milhões no empreendimento. Com o passar do tempo, o empresário tornou-se, ainda, o presidente do conselho e CEO da Tesla Motors.


2. Vocação para DJ

Quando não está operando uma das maiores empresas do mundo, Musk gosta de compor algumas músicas. Nas horas vagas, o empresário costuma se aventurar como dj, tendo a sua primeira faixa de rap lançada em março de 2019, sob o selo Emo G Records.

Chamada de RIP Harambe, a música é uma referência ao gorila Harambe, que foi brutalmente assassinado por um cuidador, em 2016, após uma criança ser arrastada para dentro de sua cela localizada no zoológico de Cincinnati, nos Estados Unidos.


3. Desejo em vender todas as posses

Considerado o homem mais rico do mundo pela Bloomberg, Musk possui uma fortuna avaliada em 188,5 bilhões de dólares. No entanto, o bilionário já declarou não se importar com isso.

Em maio de 2020, revelou em seu perfil oficial no Tweeter, que deseja “vender todas as suas posses” e que futuramente “não terá nenhuma casa”. Pouco tempo depois, declarou que sua namorada, a talentosa artista Grimes, não gostou nada de saber dessa história.


4. Quase foi à falência

Embora a Tesla Motors e a SpaceX sejam consideradas uma das empresas mais ricas do mundo, ambas já quase foram à falência, em 2008. Na época, a SpaceX sofreu três falhas em seu primeiro foguete, o Falcon 1. Já a Tesla Motors, que produzia carros de luxo, sofreu os intensos impactos da crise econômica global.

Elon Musk, o homem mais rico do mundo / Crédito: Wikimedia Commons

 

Na época, com US$ 40 milhões para investir, o empreendedor teve que escolher entre aplicar todo o seu dinheiro em somente uma das empresas — e deixar a outra falir — ou repartir a quantia e correr o risco de ambas fecharem as portas.

Após pensar muito, o empresário decidiu dividir a aplicação entre os dois empreendimentos, que por sorte, deram certo. 


5. Medo de inteligência artificial

Imagem meramente ilustrativa de inteligência artificial / Crédito: Divulgação / Pixabay 

 

Em 2014, Elon Musk declarou à imprensa que teme que o uso intensivo da tecnologia possa trazer a extinção da humanidade. Para o empresário, suas criações podem equivaler a “invocar um demônio”, sendo extremamente perigosas.

No entanto, ele defende a ideia que é preciso que exista uma regulamentação de escala global para evitar que os humanos criem algo aniquilador.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Elon Musk: Como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando nosso futuro, de Ashlee Vance (2015) - https://amzn.to/2XjOOT4

Elon Musk: A Mission to Save the World (Edição Inglês), de Anna Crowley Redding (2021) - https://amzn.to/3otrFJA

Os segredos da mente milionária, de T. Harv Eker (1992) - https://amzn.to/3bfvTB0

Pense Como os Novos Bilionários, de Randall Lane (2018) - https://amzn.to/3blPVtq

O futuro da humanidade: Marte, viagens interestelares, imortalidade e o nosso destino para além da Terra, de Michio Kaku (2019) - https://amzn.to/2LbB4Hm

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W