Curiosidades » Mundo

300 anos de história: o curioso chalé isolado na Ilha Elliðaey

Conheça a origem da inusitada estrutura localizada na costa sul da Islândia

Victória Gearini Publicado em 11/10/2020, às 19h57

Chalé isolado na Ilha Elliðaey
Chalé isolado na Ilha Elliðaey - Divulgação / Christopher Lynn

Na costa sul da Islândia existe um grupo de ilhas remotas, conhecidas como Vestmannaeyjar. No local, uma ilha em específico chamada Elliðaey chama atenção: abriga uma única cabana. O local misterioso chamou atenção após suas imagens serem divulgadas na internet. 

A origem histórica 

Ao longo dos anos, a bela cabana localizada na ilha gerou inúmeras especulações quanto a sua origem e propósito. Histórias falsas como ter sido dada de presente pelo governo islandes à estrela pop Bjork; ser habitada por um bilionário secreto; ou até mesmo refúgio para um possível apocalipse zumbi, movimentaram por anos boatos na Internet.

A estrutura, na verdade, não é uma casa e está localizada em uma Ilha de Elliðaey,  pertencente ao arquipélago Vestmannaeyjar, na costa sul do país. Sabe-se que há 300 anos, o local foi habitado por cinco famílias, que viviam em cabanas. Sobrevivendo a base da pesca e criação de gado, os habitantes tinham o hábito, ainda, de caçar papagaios-do-mar. 

Vista aérea da cabana na Ilha Elliðaey / Crédito: Divulgação / Christopher Lynn

 

Já na década de 1930, os últimos moradores da bela ilha passaram a migrar para o resto do país, após se tornar inviável permanecerem isolados em Elliðaey. Embora a Islândia tivesse lugares mais atrativos para pescar e criar gado, os antigos moradores construíram um chalé na ilha, no início de 1953, destinado à caça de papagaios-do-mar. 

O turismo 

O chalé não possui eletricidade nem internet, por outro lado, conta com uma sauna. Além disso, o local é cercado por uma cerca. Para visitar o chalé e desfrutar das comodidades que ele proporciona é preciso ser membro da Elliðaey Hunting Association. Sem autorização, a entrada é proibida. 

 Ilha Elliðaey, localizada na costa sul da Islândia / Crédito: Divulgação / Christopher Lynn

 

No entanto, é possível conhecer a Ilha Elliðaey por meio de um passeio de barco proporcionado pela empresa de turismo Rib-Safari. As ilhas que compõem o arquipélago Vestmannaeyjar são uma das principais atrações turísticas da Islândia, por apresentar uma paisagem exuberante, incluindo a Ilha Elliðaey. 


+Saiba mais sobre a Islândia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Lonely Planet Iceland (Edição Inglês), de Vários Autores (2019) - https://amzn.to/2GR8oRG

Islândia. Seus Vulcões e Eu, de Luciana Nobile (2010) - https://amzn.to/3iMrR3c

Box Nórdicos: Os Melhores Contos e Lendas, de Vários Autores (2020) - https://amzn.to/3iMz6rV

The Legacy of the Sorcerer: Volume 3 (Edição Inglês), de Marc Vedrines (2020) - https://amzn.to/2GH85cj

Wild Horses of the Summer Sun: A Memoir of Iceland (Edição Inglês), de Tory Bilski (2020) - https://amzn.to/2FfvKjk

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W