Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Arqueologia

As 10 descobertas arqueológicas mais impressionantes do mês de julho

Novas pesquisas e escavações resultaram em incríveis novidades para a ciência

Isabela Barreiros Publicado em 02/08/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Divulgação/Collection of the National Maritime Museum - Múmias de Haifa
Divulgação/Collection of the National Maritime Museum - Múmias de Haifa

1. As múmias não humanas de Israel

Tomografias feita nas múmias / Crédito: Divulgação/Rambam Health Care Campus

Uma pesquisa realizada por curadores dos museus municipais de Haifa, em Israel, revelou que duas pequenas múmias que faziam parte de sua coleção, na verdade, não eram humanas. Acreditava-se que elas tinham mais de 2 mil anos e escondiam corações de pessoas, mas o estudo descobriu que se tratavam de um artefato de 45 centímetros representando o deus egípcio Osíris e uma espécie de ave mumificada.


2. Restos de cavalo de mais de 2 mil anos do Irã

Os restos mortais do antigo cavalo / Crédito: Divulgação/Alireza Jafari-Zand

Em Tepe Ashraf, o único sítio arqueológico de Isfahan, no centro do Irã, uma equipe arqueológica descobriu o enterro de cavalo, que é datado entre 247 a.C e 224. Os pesquisadores envolvidos no achado acreditam que os restos mortais do animal devem ajudar a trazer à tona detalhes da vida na antiga Isfahan, já que no local já foram desenterrados outros artefatos, como jarros e potes.


3. Guerreiro nômade era menina de 13 anos

Fotografia da tumba tirada em 1988, na época do achado / Crédito: Divulgação/M.E. Kilunovskaya

Novas análises foram feitas em restos mortais encontrados em 1988, do que supostamente era um guerreiro cita datado entre os anos 900 e 200 a.C. A pesquisa revelou que, na verdade, o corpo era de uma menina que não havia completado 14 anos quando morreu, reacendendo as histórias sobre as guerreiras da mitologia grega, as Amazonas.


4. ”Cidade perdida dos dragões” da Mongólia

Evidências relacionados às atividades antigas na região / Crédito: Divulgação/Iderkhangai Tumur-Ochir

Em 2017, arqueólogos realizaram escavações próximas ao rio Orkhon, na Mongólia e descobriram estranhos artefatos relacionados ao império Xiongnu. Agora, com as pistas coletadas e analisadas, os pesquisadores afirmam que o local se trata da popular “cidade dos dragões”. Ela pertencia a confederação tribal dos Xiongnu, que atuou entre os séculos 3 a.C. até o final do século 1 d.C..


5. 27 túmulos da dinastia Han da China

Vista aérea das tumbas encontradas em Xi'an / Crédito: Divulgação/Instituto Xi'an de Relíquias Culturais e Arqueologia

Arqueólogos descobriram cerca de 27 túmulos da dinastia Han enquanto escavavam na província de Shaanxi, no noroeste da China, considerada o ponto de partida da Rota da Seda. Os pesquisadores acreditam que as sepulturas tem pelo menos 2 mil anos e pertenceram a pessoas de alto escalão na antiga dinastia.


6. Fornos e muros perto de esfinges do Egito

Fornos circulares / Crédito: Divulgação/Ministério Egípcio de Turismo e Antiguidades

Uma equipe de pesquisadores descobriu estruturas, como um muro e vários fornos, que remontam do fim do Império Romano, na antiga estrada Kebbash, no Egito. O local abriga mais de 1,2 mil esfinges e foi muito importante no tempo dos faraós. Análises iniciais sugerem que os fornos eram usados para aquecer vasos de cerâmica e fabricar tijolos.


7. Suposto acampamento perdido de Gengis Khan da Mongólia

Retrato de Gengis Khan / Crédito: WIkimedia Commons

Escavações realizadas em Avraga, na Mongólia, revelaram um local misterioso que pode ter sido o lendário acampamento de inverno de Gengis Khan, fundador do segundo maior império de todos os tempos. Ainda não existem maiores confirmações sobre a questão, mas o autor da pesquisa, Jack N. Fenner afirmou que o processo de datação das ruínas revelou que elas foram ocupadas na época de Khan.


8. Estruturas de antigo campo de prisioneiros da Guiana

Corredor que dá acesso as celas / Crédito: Divulgação/Inrap

Pesquisadores investigaram mais à fundo instalações do campo de reclusão da prisão de do Île Saint-Joseph, na Guiana. Eles descobriram como funcionava o manejo da água no local, além de acharem uma escada que levava para uma espécie de terraço. Acredita-se que o lugar funcionava como um jardim, onde eram plantados verduras e legumes para a alimentar os prisioneiros.


9. Artefato de 3 mil anos que se parece com personagem de Angry Birds da China

Peça de argila de 3.200 anos / Crédito: Instituto Provincial De Relíquias Culturais e Arqueológicas De Sichuan

Durante escavações realizadas na província chinesa de Sichuan, arqueólogos descobriram um artefato antigo que tem por volta de 3.200 mil anos. O mais peculiar, porém, é a imensa semelhança do objeto com um personagem do atual jogo Angry Birds. Para os especialistas envolvidos no achado, o item apresenta um padrão estético avançado para os habitantes pré-históricos daquela região.


10. Estátua de 1.700 anos da Turquia

Parte da estátua revelada / Crédito: Divulgação/Ministério da Cultura e Turismo da Turquia

Escavações realizadas na antiga cidade grega de Perge revelaram uma enorme estátua de 1.700 anos, que representa uma mulher do período helenístico. Para a infelicidade dos pesquisadores, a cabeça do artefato estava quebrada e foi separada do resto de seu corpo.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grande obras:

Grandes Mistérios da História: A teoria da conspiração e os segredos por trás dos acontecimentos, de Sérgio Pereira Couto (2015) - https://amzn.to/2QHjs6p

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W