Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Arqueologia

As descobertas arqueólogicas que bombaram na última semana

Tesouro encontrado dentro de uma sala escondida, cápsula do tempo, artes rupestres na floresta amazônica: confira os achados mais notórios da semana

Isabela Barreiros Publicado em 06/12/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da escada e da sala escondida na casa onde o tesouro foi encontrado nos EUA - Divulgação - Reddit
Imagem da escada e da sala escondida na casa onde o tesouro foi encontrado nos EUA - Divulgação - Reddit

1. Tesouro de 50 anos em sala escondida dentro de casa

Ao realizar a mudança para uma casa nos Estados Unidos, uma família percebeu que a residência possuía uma espécie de passagem secreta. Dentro do quarto escondido, foi encontrado um tesouro: dezenas de vinhos com cerca de 50 anos cada, artefatos antigos, charutos e pedaços de madeira.

Leia a notícia aqui.


2. Cápsula do tempo em Nova York

Fotografia de cápsula e cartas contidas dentro dela / Crédito: Divulgação

Em Nova York, nos EUA, uma obra de restauração no marco histórico do Roslyn Grist Mill revelou uma cápsula do tempo que havia sido enterrada há 103 anos. Dentro dela, estavam duas cartas das últimas pessoas responsáveis pela restauração da construção, e também quatro moedas raras.

Leia a notícia aqui.


3. Artes rupestres na floresta amazônica

As pinturas encontradas/ Crédito: Divulgação/ Ella Al-Shamahi

Pesquisadores encontraram o que chamaram de “Capela Sistina dos Antigos”, no Parque Nacional Chiribiquete, na Colômbia, na floresta amazônica. A parede de 13 quilômetros estava repleta de artes rupestres que datam de pelo menos 12.500 anos atrás. A maioria dos desenhos representava humanos e animais. 

Leia a notícia aqui.


4. Oito túmulos do século 4 a.C. na Grécia

Crédito: Divulgação - Ministério da Cultura da Grécia

Na antiga cidade de Olímpia, na região do Peloponeso, na Grécia, arqueólogos identificaram ao menos oito túmulos que remontam ao século 4 a.C. Pelo menos metade deles era retangular e revestido de pedras, guardando artefatos funerários como um espelho feito de bronze do século 3 a.C.

Leia a notícia aqui.


5. Prisão do século 18, ponto de explosão de bomba da 2ª Guerra e mais na Inglaterra

Crédito: Divulgação - Highways England

Uma obra na cidade de Hull, na Inglaterra, revelou descobertas importantes. A primeira delas foi uma prisão do século 18, que foi ocupada por mais de 40 anos desde 1785. Foram encontrados artefatos da Idade Média, como uma tigela de cachimbo e uma peça de dominó feita de osso. Por fim, eles identificaram madeiras danificadas por fogo, que faziam parte de um depósito que provavelmente foi destruído por uma bomba da Segunda Guerra.

Leia a notícia aqui.


6. Sistema de esgoto romano na Turquia

Dentro do sistema de esgoto / Crédito: Divulgação/Hasan Namlı

Escavações realizadas na província histórica de Diyarbakir, Turquia, revelaram um sistema de esgoto romano, que está datado em pelo menos 1.800 anos. Os pesquisadores afirmaram que ele tem 6,5 metros, com 75 centímetros de altura e 40 de largura, e que suas paredes são compostas por pedras basálticas.

Leia a notícia aqui.


7. Faca medieval na Escócia

Crédito: Divulgação

Em uma floresta perto da cidade de Penicuik, na Escócia, Craig Johnstone, um curioso com interesse em história que possui um detector de metais próprio, decidiu usar o equipamento e descobriu uma faca e uma bainha. A lâmina tem sete centímetros e data do período entre os anos 1191 e 1273. 

Leia a notícia aqui.


8. Busto de padre de 2 mil anos na Turquia

Crédito: Divulgação - AA Photo

Pesquisadores descobriram na antiga cidade de Laodicéia, na Turquia, um busto de um homem de meia idade que data do final do período helenístico da região. Com pelo menos 2 mil anos de idade, a estátua pode representar um padre ou sacerdote importante da região, talvez até mesmo de um templo de Zeus.

Leia a notícia aqui.


9. Equipamento de comunicação nazista no Mar Bálitico

Máquina codificadora Enigma descoberta no Mar Báltico / Crédito: Divulgação/Youtube/TauchJournal.de/2.dez.2020

No Mar Báltico, mergulhadores alemães encontraram um equipamento que foi usado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Eles descobriram uma das máquinas usadas pelos homens de Hitler para enviar e receber mensagens secretamente, que ficou conhecida como Enigma. 

Leia a notícia aqui.


10. A Grécia Antiga criou a economia de mercado

Não apenas de objetos importantes vive a arqueologia. Um novo estudo investigou a relação entre as plantações da Grécia Antiga e o crescimento da população local. O que pesquisadores descobriram é que a produção não aumentava conforme o número de pessoas, mas talvez de acordo com a demanda de exportação. Assim, os gregos antigos seriam responsáveis por criar a economia de mercado.

Leia a notícia aqui.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W