Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Arqueologia

As descobertas mais instigantes da semana

Múmias com língua de ouro, catacumbas e máscaras funerárias no Egito, esqueleto enterrado agachado em um dos maiores cemitérios medievais da Escócia, pegada de dinossauro de 220 milhões de anos e muito mais!

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 07/02/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O esqueleto peculiar descoberto na Escócia - Divulgação - City of Edinburgh Council
O esqueleto peculiar descoberto na Escócia - Divulgação - City of Edinburgh Council

1. Múmias com ‘línguas de ouro’ no Egito

Crédito: Divulgação - Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito

No templo de Taposiris Magna de Alexandria, no Egito, arqueólogos encontraram 16 sepultamentos em uma rocha. Dentro desses túmulos, estavam múmias com ‘línguas de ouro’, línguas feitas de folha de ouro colocadas no lugar das naturais. Acredita-se que isso tenha feito para que os indivíduos pudessem falar com Osíris na vida após a morte.

Confira a notícia completa aqui.


2. Esqueleto em um dos maiores cemitérios medievais da Escócia

Crédito: Divulgação - City of Edinburgh Council

Escavações realizadas ao longo da Constitution Street em Leith, Edimburgo, na Escócia, revelaram centenas de esqueletos, formando um dos um dos maiores cemitérios medievais da Escócia. Agora, pesquisadores encontraram uma cova autônoma sob os outros enterros, com um esqueleto no centro. A mulher foi enterrada agachada, virada para sudoeste, uma posição muito incomum.

Confira a notícia completa aqui.


3. Artefatos impressionantes em Alexandria, no Egito

Crédito: Divulgação - Ahram Online

Pesquisadores identificaram inúmeras catacumbas, múmias, máscaras funerárias e esculturas no sítio arqueológico Taposiris Magna, em Alexandria, Egito. Eles encontraram oito esculturas feitas de mármore de retratos humanos, uma máscara funerária com detalhes em ouro e múmias com decorações peculiares em 16 catacumbas.

Confira a notícia completa aqui.


4. Pegada de dinossauro de 220 milhões de anos no País de Gales

Crédito: Divulgação - National Museum Wales

Enquanto procurava conchas em uma praia na cidade de Barry, localizada no Vale de Glamorgan, País de Gales, uma garota de quatro anos encontrou uma pegada de dinossauro que tem pelo menos 220 milhões de anos. Ela estava bem preservada na lama e tinha aproximadamente 10 centímetros de comprimento. 

Confira a notícia completa aqui.


5. Impressionante jardim senhorial do século 16 na Inglaterra

Crédito: Divulgação - SWNS

Restos da Mansão Coleshill foram encontrados na linha ferroviária HS2, perto da cidade de Coleshill, na Inglaterra. Mas mais que isso: as escavações revelaram vestígios de um enorme jardim elisabetano, datado do século 16, que não estava em nenhum registro histórico. O local conta com caminhos de cascalho conservados, ornamentos alinhados e diversos objetos, como cachimbos, balas de mosquete e moedas.

Confira a notícia completa aqui.


6. Fábrica de processamento de azeitonas com 6,6 mil anos em Israel

Pedra contendo caroços de azeitonas encontrados na costa de Hishulei Carmel / Crédito: Ehud Galili

Em 2011, arqueólogos encontraram uma estrutura subterrânea perto da costa de Hishulei Carmel, em Israel. Neste ano, um estudo finalmente anunciou a descoberta. A construção contava com amostras de azeitonas bem conservadas. É possível que essa seja a mais antiga evidência de uma fábrica de processamento de azeitonas.

Confira a notícia completa aqui.


7. Um dos mais antigos ossos com inscrições simbólicas em Israel

Crédito: Divulgação - Yossi Zaidner

Na região de Ramle, em Israel, um fragmento de osso de um animal, que tem mais de 120 mil anos, foi descoberto. O mais impressionante é que ele apresenta seis gravuras semelhantes, o que, para os pesquisadores, é um indicativo de que ele tinha um significado, tanto cultural quanto espiritual. É possível que ele represente a “conexão espiritual” do caçador com os animais mortos. 

Confira a notícia completa aqui.


8. Rara adaga de cristal em tumba na Espanha

Crédito: Divulgação/Miguel Ángel Blanco de la Rubia

Nos anos 2000, escavações foram realizadas na tumba de Chieftain, na Espanha, porém suas descobertas foram anunciadas ao público apenas recentemente. Uma delas foi impressionante: uma rara adaga de cristal que, para os cientistas, pode ter sido usada com o objetivo de acessar “poderes mágicos”. Além dela, foram encontrados armas, pedaços de lâminas de ouro, objetos de marfim e contas de âmbar.

Confira a notícia completa aqui.


9. Relevo de ‘águia-real’ dourada em templo asteca no México

Crédito: Divulgação - Mirsa Islas

Arqueólogos identificaram em um templo asteca localizado na Cidade do México, México, um relevo curioso, que representava uma águia-real dourada. Segundo os especialistas, o animal está ligado à guerra e ao sacríficio para os astecas, podendo estar relacionada ainda ao sol. 

 Confira a notícia completa aqui.


10. Monumento usado para rituais na Idade do Bronze na Inglaterra

Crédito: Divulgação - Bournemouth University Archaeological Research Consultancy

Na comunidade no Beaulieu Estate em New Forest, Inglaterra, especialistas encontraram um monumento peculiar. Segundo os pesquisadores, uma vala foi escavada pela primeira vez na Idade do Bronze, mas, ao longo dos anos, o local foi expandido e teve detalhes adicionados. Essa persistência na estrutura pode significar que o local era importante para os habitantes da região durante muitos séculos. 

 Confira a notícia completa aqui.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W