Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Rússia

Dinastia comunista: a curiosa história do avô de Putin, que era cozinheiro pessoal de Lenin e Stalin

Spiridon Putin, avô paterno do presidente russo, foi um integrante importante da equipe pessoal dos dois líderes revolucionários

Redação Publicado em 15/02/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vladirmir e Spiridon Putin - Wikimedia Commons
Vladirmir e Spiridon Putin - Wikimedia Commons

Poucos sabem, mas o avô paterno do atual presidente da Rússia, Vladimir Putin, Spiridon Putin, era cozinheiro pessoal dos líderes da Revolução Russa Lenin e Stalin. A incrível coincidência ainda não era conhecida pelo povo russo, muito menos mundialmente.

Foi apenas durante a gravação do documentário de duas horas “Putin”, que o governante revelou o episódio pela primeira vez. O filme, que estreou em 2018, contou com uma entrevista do jornalista Andrêi Kondrachov, que teve relatos inéditos do presidente. As declarações de Putin sobre o episódio foram reproduzidas pela agência de notícias britânicas Reuters.

"Ele era cozinheiro na casa de Lenin e mais tarde na casa de Stalin, em um dos dachas na região de Moscou", declarou Putin. “Quando meu avô trabalhava para Stalin, meu pai o visitou e até recebeu permissão para entrar na casa, e pôde observar como eles viviam”, completou.

 Spiridon Putin / Crédito: Domínio Público

Dachas eram as casas de campo dos comunistas na região de Moscou. Lá, Spiridon era responsável por cozinhar a maioria das refeições dos soviéticos. Essa foi sua rotina quase até a pouco antes de sua morte, em 1965, aos 86 anos

Quando Stalin assumiu o poder, foram realizados muitos expurgos, — até mesmo com pessoas próximas do comunista. Isso, porém, não atingiu o avô de Putin e sua esposa. “Eles eram, provavelmente, valorizados por serem pessoas de confiança”, explicou o presidente russo.

Assim que Stalin morreu, Spiridon e sua mulher foram transferidos para uma pensão do Partido Comunista Russo em Ilinskoie, ainda próximo a Moscou. De acordo com porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, as informações retratadas no documentário eram “precisas”.


+ Saiba mais sobre Putin por meio das obras a seguir:

O novo Czar: ascensão e reinado de Vladimir Putin, Steven Lee Myers (2018) - https://amzn.to/35X2oxy

As entrevistas de Putin, Oliver Stone (2017) - https://amzn.to/2TBxgAX

Todos os homens do Kremlin: Os bastidores do poder na Rússia de Vladimir Putin, Mikhail Zygar (2018) - https://amzn.to/30AAiqH

Putin : A face oculta do Czar, Masha Gessen (2012) - https://amzn.to/2NDsHTb

Inside the Mind of Vladimir Putin, Michel Eltchaninoff (2018) - https://amzn.to/38eYjWY

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.