Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

Disputa nas estrelas: Steven Spielberg e George Lucas apostaram o sucesso de Star Wars

Hoje um inquestionável sucesso, Guerra nas Estrelas foi uma aposta cinematográfica grande que fez até o próprio diretor duvidar da glória do filme

Caio Tortamano Publicado em 02/03/2020, às 13h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Star Wars e Contatos Imediatos de Terceiro Grau foram grandes sucessos do cinema dos anos 70 - Divulgação
Star Wars e Contatos Imediatos de Terceiro Grau foram grandes sucessos do cinema dos anos 70 - Divulgação

Atualmente, uma das coisas mais absurdas que alguém poderia imaginar é que o sucesso da saga Star Wars não aconteceria. Porém, antes da estreia em 1977, o diretor e criador da obra, George Lucas, duvidou frequentemente do êxito que o longa teria.

Steven Spielberg, lendário diretor de cinema e amigo de Lucas, foi um grande conselheiro do diretor e também um colega em momentos de dificuldade. George acreditava que seu filme seria ofuscado pelo futuro filme de Spielberg, Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977). 

Com o objetivo de provar o seu ponto, o diretor de Star Wars propôs à Spielberg um trato: Steven teria direito a 2,5% do faturamento de Star Wars, enquanto George teria 2,5% do dinheiro arrecadado com Contatos. A proposta foi aceita de imediato, tamanha a confiança que o amigo tinha em Lucas.

O filme sobre abdução alienígena de Spielberg foi um grande sucesso, e faturou mais de 400 milhões de dólares e inúmeras opiniões positivas da crítica especializada. Já Guerra nas Estrelas, como todos já sabem, foi o sucesso estrondoso e ficou em um ano em cartaz ao redor do mundo todo.

Os amigos e diretores Steven Spielberg (esq.) e George Lucas (dir.) / Crédito: Getty Images

Com essa inocente brincadeira entre colegas de profissão, o diretor de sucessos como E.T – O Extraterrestre, Tubarão e A Lista de Schindler, arrecadou bilhões de dólares com a saga do jovem padawan Luke Skywalker.


+ Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo:

George Lucas: uma vida, de Brian Jay Jones (2017) - https://amzn.to/2Tp7r5q

Você Conhece Steven Spielberg?, de Stephanie Spinner e Daniel Mather (2015) - https://amzn.to/3cqH3B9

Tudo sobre cinema, de Philip Kemp (2011) - https://amzn.to/3arsQ5b

STAR WARS: DARK EDITION: Edição épica para uma saga eterna!, de George Lucas e Donald Glut (2019) - https://amzn.to/2VFvpfE

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.