Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Podcast

Dissecações de vítimas do Holocausto: O livro de anatomia nazista

O Atlas Pernkopf é usado até os dias de hoje em cirurgias, mas sua origem é controversa

Redação Publicado em 09/03/2022, às 12h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eduard Pernkopf (à esq.) e ilustração do atlas (à dir.) - Medizinische Universität Wien, via Wikimedia Commons / Domínio Público
Eduard Pernkopf (à esq.) e ilustração do atlas (à dir.) - Medizinische Universität Wien, via Wikimedia Commons / Domínio Público

Criado pelo professor austríacoEduard Pernkopf, o Atlas Pernkopf é um livro de anatomia nazista, utilizado até os dias de hoje em cirurgias. 

Boa parte do material foi feito a partir de dissecações de vítimas do Holocausto e é repleto de ilustrações minuciosas sobre o corpo humano, contabilizando mais de 800 ilustrações feitas por quatro artistas.

Em 1938, Eduard Pernkopf se tornou reitor da Universidade de Viena. Durante o período que administrou a instituição de ensino, o professor de anatomia dedicou-se ao desenvolvimento do ‘Topographische Anatomie des Menschen’, ou melhor dizendo, o Atlas Pernkopf.

A ligação de Pernkopf com o nazismo era direta. Quando assumiu a reitoria da faculdade, o acadêmico expulsou todos os alunos judeus. Com o avanço do Terceiro Reich, o setor de anatomia da Universidade de Viena passou a estudar, ainda, os corpos dos prisioneiros de guerra.

Para saber mais sobre essa história, ouça o podcast oficial da AH, sua melhor fonte dos principais assuntos sobre a História do mundo e do Brasil ao longo dos séculos.

Confira aqui a programação completa!

Ouça o episódio: