Dito e Feito: Trombada

Expressão era só um golpe com a tromba - até um incidente com certo elefante em São Paulo

Redação AH Publicado em 26/12/2016, às 11h54 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h35

Filhote de elefante em programa de resgate de órfãos no Quênia
Filhote de elefante em programa de resgate de órfãos no Quênia - Richard Probst

O termo provém da tromba, a característica principal dos elefantes. Para alguns etimologistas, a palavra derivada do antigo alto alemão trumba ou trumpa - que dá nome a instrumentos de sopro, como o trompete, e, por analogia com o som, passou a designar narinas de animais como o elefante.

O registro mais antigo já encontrado em português data de 1798. Então se referia a um golpe dado com a tromba de um elefante, que por pouco não matou um cavalo. "Assim como cabeçada e joelhada, trombada vem de dar com a tromba", diz Luciano Pinto, etimologista e mestre em letras clássicas pela Unicamp.

Se a origem de trombada é um golpe de tromba, a razão de ter se tornado sinônimo de colisão está num incidente curioso. Em 1929, um elefante chamado Eli fugiu do circo e atacou um bonde no bairro de Vila Maria, em São Paulo. Poucos dias depois, Eli atacou novamente, dessa vez um carro. Foi literalmente uma trombada, que passou a significar qualquer batida. O trombadinha, que "tromba" e depois furta, deriva daí.