Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Pelé

Do apelido ao filme com Stallone: 5 fatos não tão conhecidos sobre Pelé

Reconhecido como maior jogador da história do futebol brasileiro, o Rei Pelé nos deixou há exatamente um ano; saiba mais sobre o eterno Camisa 10

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 23/10/2020, às 00h00 - Atualizado em 29/12/2023, às 10h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé - Getty Images
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé - Getty Images

Vítima de complicações de um câncer no cólon há exatamente um ano (29 de dezembro de 2022), Edson Arantes do Nascimento nasceu na cidade mineira de Três Corações, fruto da famosa tabelinha entre de João Ramos do Nascimento, o seu Dondinho, com dona Celeste Arantes

Dentro de campo, seu currículo foi incomparável: três Copas do Mundo, duas Copas Roca, duas Taças Libertadores da América, cinco Taças Brasil e uma Taça Roberto Gomes Pedrosa — esses dois últimos, mais tarde, seriam unificados como campeonatos brasileiros. Isso para citar só alguns.  

Mas fora de campo, a vida do craque é permeada de misticismo, curiosidade e alguns episódios controversos. Conheça cinco fatos não conhecidos sobre o Rei do Futebol nesta data que marca um ano de sua despedida. 

1. O nome

Seu pai, seu Dondinho, era um grande admirador do inventor norte-americano Thomas Edison, conhecido como o criador da lâmpada incandescente. Assim, seu nome é uma forma de homenageá-lo. Porém, diferente do empresário, seu nome é Edson sem o "i". Bom, pelo menos é assim que deveria ser.  

Foto de documento de Pelé quando criança / Crédito: Divulgação/ Instagram/ Pelé

"Na minha certidão de nascimento, o meu nome aparece como Edison, com 'i', um erro que persisti até hoje... Para meu eterno aborrecimento", descreve o próprio em Pelé: A Autobiografia (Editora Sextante).


2. O apelido

No meio do futebol, temos os mais diferentes apelidos. Há quem prefira o mundo animal, como PatoFoquinha e Ganso; ou outros aderem a alcunhas mais místicas, como Capetinha ou Filho do Vento. Entretanto, sem dúvida alguma, o mais conhecido entre eles é um de apenas quatro letras: Pelé

Foto de Pelé quando criança / Crédito: Divulgação/ Instagram/ Pelé

Mas de onde veio a alcunha? Tudo começou quando o Rei ainda era uma criança, ou um reizinho, melhor dizendo. Admirador do futebol de seu pai, Edson também tinha outra inspiração dentro do esporte: o goleiro Bilé, titular absoluto do desconhecido Vasco de São Lourenço (MG), antigo time de seu Dondinho. Assim, em toda defesa imaginária que costumava fazer, ele gritava "Biléee" ou "Segura Bilé".   

Porém, o mineiro recém-mudado para a cidade paulista de Bauru, tinha um sotaque ainda arrastado, e Bilé se parecia mais como Pilé. E, como podem imaginar, de Pilé para Pelé foi algo natural. 


3. O recorde 

Os primeiros contatos de Pelé com os gramados foram através de seu pai. Dondinho era uma ágil atacante e atuava pelo Bauru Atlético Clube, clube que também era carinhosamente chamado de BAC. Em sua carreira, Dondinho marcou, em uma ocasião, cinco gols de cabeça em um único jogo. Fato esse que o pequeno Edson contava com orgulho para seus amigos — curiosamente, essa foi uma marca que jamais conseguiu superar em sua carreira.  

Se dentro de campo eram diferenciados e se divertiam, fora dele sofriam ao ouvir os jogos da Seleção Brasileira. Na Copa do Mundo de 1950, a dupla se uniu em frente a um rádio de pilha para torcer pelos brasileiros frente à os uruguaios. O confronto selaria o campeão daquela edição.  

Pelé abraçando Jairzinho após título da Copa de 1970 / Crédito: Divulgação/ Fifa

Porém, apesar de saírem em vantagem na partida, os selecionados brasileiros tomaram a virada da esquadra Celeste. Apesar da tristeza que pairou em sua casa, assim como em todo o Maracanã, onde a partida foi disputada, o jovem Edson via o futuro do futebol brasileiro com uma boa perspectiva. E, como se pudesse adivinhar o futuro, prometeu ao seu pai: "Um dia vou ganhar a Copa do Mundo para o senhor".


4. Sonambulismo

Poucos sabem, mas Pelé tinha um distúrbio muito conhecido: o sonambulismo. Algo que o acompanhou em diversas fases de sua vida, inclusive na Seleção Brasileira. Quando criança, o pequeno Edson costumava a falar muito enquanto dormia, chegando, em algumas ocasiões, a se levantar e sair andando. Ao menos, ele garante que nunca quebrou nada. 

Pelé chorando ao conquistar a copa de 1958 / Crédito: Wikimedia Commons

Em outra ocasião, relembra: "Pepe, meu companheiro de time, gostava de contar a história de como, certa vez, eu me levantei no meio da noite, gritei 'Gol!' e depois voltei para a cama", diz em sua biografia. Porém, ao comentar o caso, ele brinca: "Não posso confirmar isso..."


5. Pelé estrela de cinema

Dentro das quatro linhas, Pelé atuava como um grande protagonista, era aquele que encantava todos. E isso, em muitas ocasiões, ultrapassava os campos e tomava conta de outra arte: o cinema. Isso mesmo, um dos hobbies do maior jogador de futebol de todos os tempos era atuar.  

Pelé e Syvelster Stallone nos bastidores do Fuga para a Vitória, 1982 / Crédito: Divulgação

Ao longo de seus 80 anos, Pelé participou de dez filmes, muitos dos quais ficaram muitos conhecidos, como Os Trombadinhas (1979), em que atua ao lado de Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. No entanto, o longa que mais chamou a atenção foi o Fuga para a Vitória (1982), onde atuou ao lado de Sylvester Stallone. A narrativa conta a história de um grupo de prisioneiros que disputou a partida mais acirrada de sua vida contra um grupo de nazistas.