Curiosidades » Personagem

De Papai Noel a Tutancâmon: Veja 5 reconstruções faciais de nomes históricos

Com o uso de crânios digitalizados, pesquisadores desenvolveram os possíveis rostos de pessoas que viveram antigamente

Isabela Barreiros Publicado em 19/09/2019, às 18h23

A reconstrução facial do faraó Tutancâmon
A reconstrução facial do faraó Tutancâmon - BBC

A tecnologia, hoje, permite que, com um arranjo entre as áreas da ciência, história e arte, pesquisadores formulem rostos de pessoas famosas na História do mundo. Através da reconstrução facial forense, que utiliza digitalizações de crânios, podemos imaginar como eram os rostos de pessoas que viveram antigamente.

Mesmo que os resultados possam conter algum toque de subjetividade, é possível imaginar eles poderiam ter sido.

Confira 5 reconstruções faciais de alguns nomes históricos importantes mundialmente.

Tutancâmon

De acordo com as representações 3D de sua múmia, o faraó tinha dentes grandes, um queixo recuado e um nariz fino. Além disso, seu corpo mostra uma perna quebrada, indicando que ele pode ter morrido caindo de um cavalo ou carruagem.

Crédito: Reprodução

 

Bach

O famoso compositor alemão tirou apenas um retrato durante toda sua vida. Essa reconstrução foi feita por pesquisadores com base em um molde de bronze de seu crânio. Ele tinha um pescoço grosso e uma sobrancelha, no mínimo, severa.

Crédito: Reprodução

 

Henrique IV da França

A cabeça do Rei Henrique foi separada do resto de seu corpo durante o Regime do Terror, em 1793, na França. No século 19, ela foi reencontrada em uma coleção privada. O rei foi um dos mais populares do país, e ficou conhecido como “o bom rei Henrique”. No entanto, ele foi assassinado por um fanático católico. 

Crédito: Reprodução

 

Papai Noel

O corpo de São Nicolau, mais conhecido como Papai Noel, está em uma igreja em Bari, na Itália. De acordo com essa representação, ele tinha aproximadamente 1,70m, uma cabeça enorme e uma mandíbula quadrada. Seu nariz também estava quebrado, como se alguém tivesse batido nele antes de sua morte.

Crédito: Reprodução

 

Shakespeare

Crédito: Reprodução

 

Há inúmeras dúvidas sobre o personagem Shakespeare. Sua orientação sexual, como ele escrevia seu próprio nome, e até mesmo se foi ele mesmo quem escreveu suas peças. Essa reconstrução é, no mínimo, interessante, pois mostra um homem que sofria com câncer e tinha um rosto um tanto triste.