Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Neste dia, em 2021, morria Paulo Gustavo; relembre a carreira do artista

Há 1 ano, os brasileiros perdiam um dos maiores comediantes do país para as complicações da covid-19

Redação Publicado em 04/05/2021, às 17h11 - Atualizado às 10h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paulo Gustavo e seus personagens - Divulgação - Youtube / Getty Images / Globo Filmes
Paulo Gustavo e seus personagens - Divulgação - Youtube / Getty Images / Globo Filmes

Em 4 de maio de 2021, o Brasil recebeu a triste notícia de que o comediante Paulo Gustavo faleceu após complicações da covid-19.

Na penúltima atualização do caso, divulgada através de um boletim médico em 3 de maio, o quadro de Paulo Gustavo, que tinha 42 anos, foi considerado de ‘extrema gravidade’, após o artista ser diagnosticado com embolia.

“Depois de alguma melhora, Paulo Gustavo subitamente piorou no dia de ontem [...] À noite, subitamente, houve piora acentuada do nível de consciência e dos sinais vitais, quando novos exames demonstraram ter havido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa. Infelizmente, a situação clínica atual é instável e de extrema gravidade”, revelou o boletim médico.

Nas rede sociais, Thales Bretas, que foi casado com o ator, relembrou esse primeiro ano sem Paulo Gustavo através de um comovente texto. 

"Hoje, 04 de maio, completa um ano que meus sonhos e projetos tiveram um freio de mão puxado bruscamente. Em 2021, em meio à pandemia de Covid, vivi a partida do meu marido, companheiro de vida, pai dos meus filhos, com o qual passei muitos dos meus melhores momentos, realizei os meus maiores sonhos e idealizei tantas coisas por muitos e muitos anos ainda por vir. De repente, não pela primeira vez (e provavelmente nem pela última), percebi que os projetos na Terra não são só nossos, e que talvez há planos maiores a serem cumpridos - provavelmente em outro plano. Não há como negar a sensação de que um pedaço de mim foi arrancado precocemente. Principalmente tendo sido vítima de um vírus para o qual já haviam desenvolvido vacinas que estavam sendo aplicadas pelo mundo. Mas a negação não ajuda no processo do luto. Faz parte, é inevitável, mas não te move. O que me moveu e move é o amor pelos meus filhos, pelo meu trabalho, pela minha família, pela vida que continua, e pelo privilégio de poder gozar, com saúde, de tudo que Deus me dá e que, sem o menor aviso prévio, também pode me tirar. A saudade é imensa, o amor é eterno, o laço que tivemos e toda história que construímos são infinitos! A nossa experiência, aqui na Terra, é passageira e imprevisível, e com o PG aprendi a viver o presente, o hoje como se não houvesse amanhã, sem precisar ser inconsequente! Obrigado, meu amor, por me fazer tão feliz e me deixar um presente (dois) e um futuro tão lindos!, escreveu ele.

Com uma carreira que emocionou brasileiros, o site Aventuras na História separou uma lista de fatos curiosos sobre o comediante que divertiu famílias e trouxe alegria para o país.

1. Bem antes do sucesso comercial

Paulo nasceu em Niterói, Rio de Janeiro. Conforme explica o Pure Break, o futuro artista se formou na Casa das Artes de Laranjeiras, escola de interpretação.

Foi em 2004, ao se juntar a equipe do espetáculo ‘Surto’, que o artista chamou a atenção da plateia.

2. O primeiro personagem na TV

Durante uma conversa com a apresentadora Giovanna Ewbank, Paulo relembrou o seu primeiro personagem na TV, em 2007. Contudo, se engana quem pensa que ele gostou do resultado.

“Fiz o delegado Lupicínio no 'Sítio do Picapau Amarelo'. É muito ruim. Primeira coisa minha na televisão é um horror. Ainda fiz numa época em que tinha que fingir que era hétero. Fingir que era hetero eu nunca fingi, mas, assim, eu falava mais assim (engrossa a voz) para poder ser bofe. Entendeu? Depois que juntei um pouquinho mais de dinheiro, agora eu sou via** eterno. Não tem condições, não”.

3. Minha Mãe é uma Peça

Em junho de 2013 os brasileiros se depararam com um filme singular nas telonas. Trata-se da história de dona Hermínia, mãe de André, Marcelina e Juliano. A obra cinematográfica narra a vida da mãe que vê os filhos crescerem, sendo tomada pela nostalgia e momentos cômicos.

Imagem promocional de 'Minha Mãe é uma Peça' /Crédito: Divulgação - Globo Filmes

Como indica o site da Globo Filmes, a protagonista é inspirada na mãe do próprio Paulo, a dona Lúcia Amaral. Se tornando o filme mais lucrativo de 2013, o sucesso garantiu continuações para a saga de Hermínia.

4. O grande amor de Paulo

O comediante selou união com o dermatologista Thales Bretas em dezembro de 2015. Foi do casamento que arranca suspiros nas redes sociais que o casal foi agraciado com dois filhos, Romeu e Gael, gerados através de barriga de aluguel.

5. Encarnando dona Hermínia

Através de uma entrevista com a apresentadora Sabrina Sato em 2020, Paulo Gustavo respondeu uma dúvida que intrigava muitos brasileiros: será que ele se tornou a Dona Hermínia com os filhos?

Bom, ele explicou que praticamente ‘virou’ a personagem. "Eu já virei uma Dona Hermínia! Passo mal com eles aqui. Teve um dia que Gael não queria dormir de jeito nenhum. Fiquei ali horas. Aí teve um momento em que eu consegui fazer ele dormir muito e cheguei a encostar nele para ver se estava vivo (risos)", explicou o comediante.