Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Nazismo

Documentos revelam nazistas que foram à Argentina após roubar itens dos judeus

Muitos deles contribuíram para contas bancárias que hoje pertence ao Credit Suisse

Nicoli Raveli Publicado em 07/03/2020, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As tropas do Führer na Segunda Guerra - Divulgação/Centro Simon Wiesenthal
As tropas do Führer na Segunda Guerra - Divulgação/Centro Simon Wiesenthal

Recentemente, o Centro Simon Wiesenthal revelou que recebeu uma lista com nomes de 12 mil nazistas que moraram na Argentina. Muitos deles contribuíram para contas bancárias que hoje pertence ao Credit Suisse.

Conhecido por combater o antissemitismo e o racismo, o centro informou que busca formas de acessar os arquivos do banco para confirmar se alguns dos fundos mantidos nas contas foram saqueados de vítimas judias durante o Holocausto.

Os documentos encontrados pela organização americana / Divulgação: Centro Simon Wiesenthal

Pedro Filipuzzi, investigador, forneceu a Shimon Samuels, diretor de Relações Internacinais da América Latina, e Ariel Gelblung, diretor da América Latina, a lista de nazistas que estavam na Argentina nas décadas de 30 e 40. De acordo com o centro, muitas pessoas que foram listadas tinham uma conta bancária no Schweizerische Kreditanstalt, banco que mais tarde se tornou Credit Suisse, com sede na Suíça.

O investigador encontrou a lista em um depósito e compartilhou com a organização Wiesenthal. "Temos uma cópia da lista de nazistas sediados na Argentina, entre os quais vários correntistas foram enviados para o então Schweizerische Kreditanstalt, agora Credit Suisse", confirmou o comunicado do centro.

Os nazistas roubaram diversos itens valiosos dos judeus / Crédito: United States Holocaust Memorial Museum

Após as leis raciais serem aprovadas em 1935, os nazistas começaram a roubar as diversas propriedades dos judeus, e muita parte das riquezas foram colocadas em contas secretas na Suíça.

"Acreditamos que é muito provável que essas contas inativas tenham dinheiro saqueado de vítimas judias, sob as leis alemãs de Nuremberg da década de 1930", disse o centro. 

O banco afirmou que a investigação é fruto de um trabalho longo e persistente dos especialistas. “Tornou possível elaborar uma tabela mais completa e exaustiva possível das contas suíças das vítimas”.


+ Saiba mais sobre o tema por meio das obras a seguir:

A questão da culpa: A Alemanha e o Nazismo, Karl Jaspers (2018) - https://amzn.to/2v6DUoY

Nazistas entre nós: A trajetória dos oficiais de Hitler depois da guerra, Marcos Guterman (2016) - https://amzn.to/2PUF3HE

Inimigo judeu: Propaganda nazista durante a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto, Jeffrey Herf - https://amzn.to/2PUoqMb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.