Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Mundo

Dólar continental que foi comprado por mixaria é vendido por 100 mil dólares

As moedas de 1776 foram encontradas em um mercado de pulgas francês

Nicoli Raveli Publicado em 04/03/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As moedas encontradas no mercado de pulgas - Divulgação
As moedas encontradas no mercado de pulgas - Divulgação

Um dólar de moeda continental de 1776, que foi comprado em um mercado de pulgas francês, foi vendido por cerca de 100 mil dólares. Atualmente, muitas pessoas vão até esses mercados para ver diversos produtos usados em feiras de antiguidade e, às vezes, uma relíquia é encontrada.

Há alguns anos, um europeu estava na França em uma feira. Lá, se deparou com um pote repleto de moedas e medalhas antigas e uma delas lhe chamou a atenção. Logo, ele a comprou por 50 centavos e foi para casa com a nova aquisição.

Após realizar uma análise mais profunda, ele notou que o ano 1776 estava gravado na moeda. Além disso, também estava gravado o ditado Mind Your Business. O comprador decidiu buscar mais informações e descobriu que sua moeda poderia uma raridade, pois era a verdadeira moeda colonial americana de estanho de 1776.

Devidamente informado, ele foi até um negociante de moedas, mas o especialista não pôde afirmar sobre a procedência do objeto. Então, ele foi até a Mint State 62, localizada em Paris, e descobriu que a moeda valia cerca de 98 mil dólares. 

O sinal de três toques e um mostrador solar afirmaram que era uma herança real. Para completar, as palavras Moeda Continental estavam escritas no estanho e 13 elos com o nome dos estados coloniais. Outras frases também estavam presentes, como We Are One, uma referência ao lema dos Estados Unidos, uma nação sob Deus. 

Porém, ainda não está claro a procedência da moeda para os países de origem. No entanto, uma organização disse que o objeto é icônico e merecedor de uma alta avaliação. 


+Saiba mais sobre a obra e temas relacionados:

1776, David McCullough (2006) - https://amzn.to/2IfsfXU

4 De Julio De 1776: La Declaracion De Independencia Americana, Brian Willians (2004) - https://amzn.to/39nb7vn

A guerra da independência dos Estados Unidos da América: 1775-1783, Richard Middleton (2012) - https://amzn.to/2wpB6Uw

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.