Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Astronomia

Eclipse lunar e 'Lua de Sangue': saiba como ver a superlua amanhã (26)

O fenômeno astronômico contará com momentos raros e poderá ser acompanhado por alguns estados do Brasil

Alana Sousa Publicado em 25/05/2021, às 17h40 - Atualizado em 26/05/2021, às 10h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
'Lua de sangue' vista da Alemanha - Getty Images
'Lua de sangue' vista da Alemanha - Getty Images

Um dos fenômenos mais estimados por seres humanos desde a Antiguidade, um eclipse lunar, com uma superlua e ‘Lua de sangue’, poderá ser visto por brasileiros na manhã do dia 26 de maio. O alinhamento da Lua, do Sol e da Terra resulta numa sombra impressionante sob o satélite natural, que não é tão comum de acontecer.

Alvo de investigações no passado e até mesmo teorias religiosas sobre o fim do mundo, o eclipse também contará com uma ‘Lua de sangue’, que faz com que o satélite fique completamente vermelho por alguns minutos.

Ainda que seja possível observar o momento de alinhamento dos astros aqui do Brasil, a luminosidade do país deverá atrapalhar a visão durante a fase total, que é quando a lua fica com um tom avermelhado mais intenso, como explicou o G1.

Como assistir

Imagem meramente ilustrativa de um eclipse lunar / Crédito: Divulgação/Pixabay/Comfreak

Para sorte dos brasileiros, o eclipse acontecerá durante o amanhecer, e poderá ser visto a olho nu. Começando às 6h47, a sombra da Terra sob a Lua terá início uma hora depois, às 7h44. Durante 14 minutos, das 8h11 até as 8h25 ocorrerá a fase total, a que será impossível de acompanhar.

Após a fase de maior concentração da cor vermelha, o fenômeno passará pela fase parcial, isso às 9h52. Ao chegar perto das 11h, o evento terá terminado completamente. Além do Brasil, a Argentina e o Chile também contarão com uma visão. Por outro lado, países da Oceania, como Austrália e Nova Zelândia serão os com menos chances para observar a ‘Lua de sangue’.

Os estados brasileiros mais favorecidos serão Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, e algumas cidades do oeste de São Paulo.

Quem desejar uma vista ainda mais clara poderá contar com um binóculo, mas especialistas afirmam que apenas a visão natural será o suficiente.

Vale lembrar que os residentes de áreas urbanas não conseguirão ver claramente o fenômeno como os moradores de áreas rurais e campos, já que estes possuem um horizonte mais livre e com menos poluição.

Entenda o fenômeno

'Lua de sangue' vista da Indonésia / Crédito: Getty Images

O eclipse lunar acontece quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, causando uma sombra no satélite natural. Já a superlua ocorre, pois, a Lua estará em seu ponto mais próximo do Planeta Azul, fazendo com que ela pareça ser maior do que realmente é — o momento é conhecido como perigeu.

A ‘Lua de sangue’, termo conhecido popularmente e chamado de ‘sombreamento’ por estudiosos, por sua vez é resultado da luz do Sol sendo filtrada pela Terra e não diretamente refletida no satélite. Assim, as cores laranja e vermelho atingirão com maior intensidade a Lua, fazendo que ela mude de tonalidade.

Em entrevista à Press Association, a astrônoma do Observatório Real de Greenwich, Patricia Skelton, comentou sobre a tão esperada ‘Lua de sangue’: “Esta mudança de cor não se deve a uma mudança física na Lua, mas simplesmente porque a Lua se moverá em direção à sombra da Terra”.


Errata: A reportagem errou ao afirmar que se o processo se daria com 'a sombra do Sol sob a Lua'. Na verdade, se trata da 'sombra da Terra sob a Lua'. 


+Saiba mais sobre astronomia através das obras disponíveis na Amazon

Do átomo ao buraco negro: Para descomplicar a astronomia, Schwarza (2018) - https://amzn.to/38UBB8h

Aprendendo a ler o Céu: Pequeno Guia Prático Para Astronomia Observacional, Rodolfo Langhi (2016) - https://amzn.to/393IOD2

Astronomia Para Leigos, Stephen P. Maran (2011) - https://amzn.to/3fthCjv

A História do Universo para quem tem pressa: Do Big Bang às mais recentes descobertas da astronomia, Colin Stuart (e-book) - https://amzn.to/2OqfUDr

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W