Curiosidades » Esportes

Elvis Presto, o mágico imitador do rei do rock que fez a pior apresentação da história do Super Bowl

A exibição com temática dos anos 1950 mesclava músicas de espetáculos da Broadway, motocicletas Harley Davidson, fogos de artifício e truques de mágica

Fabio Previdelli Publicado em 02/02/2020, às 13h00

Elvis Presto durante apresentação do Super Bowl
Elvis Presto durante apresentação do Super Bowl - Getty Images

22 de janeiro de 1989. O São Francisco 49ers vence o Cincinnatti Bengals por 20 a 16 e se torna campeão da National Footbal League no Super Bowl XXIII, no Joe Robbie Stadium, em Miami, na Flórida.

O jogo foi emocionante até o fim, decidido apenas nos momentos finais da partida com um passe bem-sucedido de Joe Montana — quarterback dos 49ers e um dos maiores nomes de sua posição.

A partida proporcionou lances que seriam capazes de ficarem semanas na cabeça de qualquer fã da bola oval. Entretanto, o único assunto que viralizou sobre o intervalo foi o insólito show de Elvis Presto.

Elvis Presto perfomando durante apresentação / Crédito: Reprodução

 

Em uma das apresentações mais incomuns dos mais de 50 anos do evento, a NFL concordou que o halftime show fosse comandado por um mágico extravagante vestido de Elvis Presley e que realizaria “o maior truque de cartas do mundo”.

Se já não bastasse a mistura de elementos excêntricos na apresentação, a Coca-Cola e a NBC fizeram uma parceria para que o show fosse feito em 3D. Assim, as duas empresas forçaram que todos os telespectadores que quisessem ver todos os detalhes do bizarro espetáculo comprassem um par de óculos descartáveis.

Essa maluca história teve início três anos antes, em 1986, quando a NFL começou a solicitar propostas de empresas para a produção e planejamento dos shows de intervalos nos próximos anos.

A liga buscava algo inédito, números além dos padrões que eram propostos pela Disney e pela Paramount. Assim, eles ouviram muitas ideias, inclusive a de um homem chamado Dan Witkowski, um veterano ilusionista dono da MagicoCom.

Elvis Presto fazendo truques de mágica durante a apresentação / Crédito: Reprodução

 

“Basicamente, tínhamos as mesmas pessoas produzindo o show de intervalo no decorrer dos anos. Quando fizemos o Up with People pela segunda vez em 1986, decidimos que queríamos trazer diferentes produtores e ideias para o show do intervalo”, declarou Jim Steeg, vice-presidente sênior de eventos especiais da NFL entre 1979 a 2005, em entrevista ao Metal Floss.

A empresa de Witkowski venceu a licitação e veio a parte mais difícil: produzir um show diferente de qualquer coisa que já aconteceu em um intervalo do Super Bowl. Para isso, ele reuniu 2.000 dançarinos, contratou coreógrafos e colocou a frente disso tudo um mágico e imitador do rei do rock chamado Elvis Presto.

O resultado final? Uma apresentação temática dos anos 50, com músicas de espetáculos da Broadway, motocicletas Harley Davidson, fogos de artifício, um truque de mágica e figurinos elaborados que deveriam dar a ele um visual mais contemporâneo.

Apesar de todas as inovações propostas, o uso dos óculos 3D não foi aceito pelo público, o que acabou contribuindo ainda mais com o desastre do show. Mas, apesar de toda essa experiência controversa, o momento rendeu boas lembranças para Witkowski.

“O destaque para mim foi que eu pude andar no carro Wienermobile [um famoso e exótico automóvel em forma de pão] da Oscar Meyer”, disse em entrevista para a For The Win. "Ainda espero receber a ligação de que estou na lista de indicados ao Emmy", diz em tom de brincadeira.

Elvis Presto se apresentando no Super Bowl / Crédito: Getty Images

 

Apesar de todas as peculiaridades, a apresentação de Elvis Presto foi um dos pontos de partida para que a NFL repensasse seu formato de espetáculos, o que culminou com a memorável apresentação de Michael Jackson quatro anos depois — que revolucionou para sempre o halftime show do Super Bowl.


++Saiba mais sobre futebol americano através de grandes obras

Manual do Futebol Americano - https://amzn.to/31cKlTf

Os Guerreiros da NFL - https://amzn.to/2RN6KDz

Touchdown! - https://amzn.to/2Oil44R

NFL 100: A Century of Pro Football (Inglês) - https://amzn.to/37MQLe9

O Início da NFL: 1920-1952 - https://amzn.to/37NGcYd

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.