Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Elza Soares

Elza Soares foi forçada a se casar aos 12 anos

A artista, que faleceu nesta quinta, 20, teve uma infância turbulenta

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 20/01/2022, às 19h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elza Soares em 1964, com 34 anos de idade - Divulgação / Domínio Público
Elza Soares em 1964, com 34 anos de idade - Divulgação / Domínio Público

Eleita a Voz do Milênio, Elza Soares foi considerada uma das maiores artistas da cultura brasileira e o legado que nos deixa é inegável. Envolvida na luta pelos direitos humanos, defensora das artes e repleta de poder em relação a sua obra, Elza faleceu no fim da tarde desta quinta-feira, 20.

No entanto, mesmo que no fim de sua vida, de 91 anos, a artista estivesse consolidada e reconhecida pela cultura do Brasil, a infância e juventude de Elza foram extremamente turbulentas, estendendo-se até o seu relacionamento com Garrincha, que terminou oficialmente em 1982, após 20 anos intensos.

Um dos acontecimentos mais marcantes de seus primeiros anos de vida se deu com um casamento arranjado enquanto tinha 12 anos de idade. A união foi forçada pelo seu pai. Ela se casou com um homem chamado Lourdes Antônio Soares, de quem herdou o nome que manteve ao longo de toda sua vida e carreira.

Segundo algumas fontes, a união forçada foi motivada porque Lourdes, que era amigo do pai da artista, abusou Elza, e seu pai obrigou-a a se casar, pois achava que "a honra de sua filha só estaria limpa com o casamento", como descreve o autor da biografia 'Elza', o jornalista Zeca Camargo.

Apenas um ano depois do casamento, Elza estava grávida do primeiro dos sete filhos que teria ao longo de sua vida.

A união durou pouco tempo, o que significa que a artista, que viraria a Voz do Milênio, estava viúva e sem o seu primeiro marido em menos de uma década, aos 21 anos de idade.