Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Margaret Thatcher

Em imagens: Há 10 anos, morte de Margaret Thatcher era celebrada nas ruas

Morte de Margaret Thatcher, primeira-ministra da Inglaterra, foi marcada por celebrações nas ruas

Redação Publicado em 24/05/2022, às 17h44 - Atualizado em 10/04/2023, às 12h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Manifestantes comemorando a morte de Thatcher - Getty Images
Manifestantes comemorando a morte de Thatcher - Getty Images

Falecida em 8 de abril de 2013, Margaret Thatcher foi vítima de um acidente vascular cerebral. "É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciam que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu em paz depois de um derrame, esta manhã", disse o Lorde Tim Bell, então porta-voz da família de Margaret.

Getty Images

Primeira mulher a ser primeira-ministra do país, ela entrou para os livros de História como 'A Dama de Ferro' e protagonizou polêmicas durante seu mandato. Com as opiniões divididas entre amor e ódio, até o ano de 1990 ela venceu sindicatos e eliminou gastos públicos.

Ao assumir o posto, Thatcher se deparou com déficits econômicos no orçamento e até mesmo uma baixa industrial. Todavia, sua solução para os problemas fora colocada em prática de maneira radical.

As primeiras políticas executadas englobavam conceitos liberais, como consequência, a primeira-ministra colocou em prática a diminuição do Estado, desarticulação dos sindicatos, privatização da indústria, e também, a desregulamentação da economia.

As decisões de Thatcher acabaram por agravar a crise enfrentada pelo país, o que resultou em avaliações negativas do governo. Ela não apenas desagradou à população, mas também o próprio partido.

Pensando nisso, não é de assustar o fato de que a morte da primeira-ministra se tornou uma das mais comemoradas da História. Fotos registradas no dia da morte de Thatcher mostram cidadãos nas ruas de Londres celebrando o episódio.

A foto abaixo, presente no banco de imagens da Getty Images, foi registrada em 8 de abril de 2013 com a seguinte legenda: 'Uma senhora queima a primeira página de um jornal exibindo uma imagem da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher enquanto ela e outros comemoram sua morte em Brixton em 8 de abril de 2013 em Londres, Inglaterra'. 

Getty Images

Já outra foto do banco de imagens mostra um rapaz com uma camiseta que comemora a morte da primeira-ministra: ' Um homem veste uma camiseta exibindo uma mensagem comemorativa enquanto outros membros do público se reúnem na George Square para marcar a morte da Baronesa Margaret Thatcher em 8 de abril de 2013 em Glasgow, Escócia', descreve a legenda da imagem.

Getty Images

Outro registro fotográfico mostra pessoas com bandeiras e cartazes celebrando: 'Pessoas seguram bandeiras e cartazes no alto enquanto celebram a morte da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher após o anúncio de sua morte em Brixton em 8 de abril de 2013 em Londres, Inglaterra", registra a legenda da foto.

Getty Images

Uma foto até mesmo mostra um cartaz que descreve a 'Dama de Ferro' como uma bruxa: 'The Witch is Dead' (A bruxa está morta) como eles celebram a morte da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher em Brixton em 8 de abril de 2013 em Londres, Inglaterra', diz a legenda. 

Getty Images

"Uma efígie de marionete de Margaret Thatcher é desfilada pela Trafalgar Square durante uma festa realizada na Trafalgar Square após a morte da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher em 13 de abril de 2013 em Londres, Inglaterra", descreve a legenda. 

Getty Images

Ainda em 13 de abril, um registro mostra um manifestante com uma máscara de Margaret. O item exibe a primeira-ministra com a boca suja de sangue. "Um manifestante usa uma máscara de Margaret Thatcher durante uma festa realizada na Trafalgar Square após a morte da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher em 13 de abril de 2013 em Londres, Inglaterra", descreve a legenda.