Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Política

Entenda as diferenças entre anarquismo, socialismo científico e socialismo utópico

Saiba mais sobre as principais diferenças presentes nos conceitos

Diego Antonelli Publicado em 09/08/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura de Marx - Wikimedia Commons
Pintura de Marx - Wikimedia Commons

Com a publicação do Manifesto Comunista em 1848, o mundo se viu diante de novos conceitos que abordavam um tipo diferente de sociedade. Todavia, além das ideias presentes no Manifesto de Marx e Engels, existem outros tipos de conceitos que devem ser abordados. 

Afinal, existe uma diferença entre anarquismo, socialismo científico e socialismo utópico?

1. Socialismo científico

Foi desenvolvido por Karl Marx e Friedrich Engels, que estudaram o funcionamento do capitalismo e identificaram a existência da luta de classes e a teoria da mais-valia.
Para eles, só a partir do esgotamento das forças motrizes do capitalismo é que se pode superar o sistema e implantar um novo modelo de sociedade baseado no socialismo.

2. Socialismo utópico

Surgiu no século 19 como um ideal moral, no qual um grupo tenta colocar o projeto em prática sem questionar o Estado ou o governo. Os utópicos não pretendiam analisar as bases que sustentavam o sistema capitalista e, portanto, não debatiam a questão de luta de classes. A mudança da sociedade seria alcançada por meio da conscientização das pessoas.

3. Anarquismo

Surgiu da ideia da ausência de governo. Os anarquistas lutam para derrotar o capitalismo e, assim, conquistar imediatamente uma sociedade livre de governo e de patrões.