Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Moda com História / Personagem

Entenda como Coco Chanel deu notoriedade ao icônico vestido preto

Indispensável nos dias atuais, a peça não era comum na rotina das mulheres no começo do século 20

Redação Publicado em 12/06/2021, às 09h00 - Atualizado em 24/12/2021, às 08h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Imagem de itwasnoteasy por Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - Imagem de itwasnoteasy por Pixabay

Quando a francesa Gabrielle Chanel se deparou com a moda que moldava o corpo das mulheres entre o final do século 19 e o começo do 20, as roupas eram marcadas por muitos detalhes pomposos.

Destemida e à frente de seu tempo, ‘Coco’ Chanel – apelido que tem uma curiosa origem – passou a elaborar peças modernas, marcadas pelo corte charmoso e detalhes sutis.

Um de seus maiores feitos foi a criação do vestidinho preto. Indispensável nos dias atuais, esta peça não era comum no passado. E quem explica isso é a especialista em História da Moda, Laura Wie.

O vestidinho preto, esta peça básica usada por praticamente toda a população feminina mundial, não era comum um século atrás”, enfatiza Laura, idealizadora do projeto Moda com História.

“Foi só no ano de 1926 que a estilista francesa Gabrielle ou Coco Chanel decidiu que la petite robe noire, merecia mais notoriedade do que servir apenas como um traje de luto”. ‘

Mas como foi esse processo, Aventuras na História?!

Bom, esse é o tema do episódio ‘Chanel e o pretinho básico’ do podcast ‘Aventuras Narradas e Moda com História’. Confira abaixo!