Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

A entrevista da princesa Diana que colocou a corte britânica de cabeça para baixo

Em 1995, Lady Di participou de uma matéria televisiva que, ao ser exibida, chocou grande parte da população e a família real

Nicoli Raveli Publicado em 24/04/2020, às 09h00 - Atualizado às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Princesa Diana durante entrevista - Divulgação
Princesa Diana durante entrevista - Divulgação

Diana, a princesa de Gales, foi a primeira esposa do príncipe Charles Philip, filho da rainha Elizabeth II. A mulher, que era ícone de beleza e foi apelidada de Lady Di, sempre atraiu a atenção da sociedade.

Não foi diferente em 1995. Naquele ano, ela concedeu uma entrevista ao jornalista Martin Bashir, da BBC, que entrou para a história. Ao ser exibida, a matéria chocou grande parte da população e a família real.

Lady Di usando o vestido que ficou conhecido como "clássico da vingança" / Crédito: Getty Images

A primeira entrevista

Tudo começou quando a princesa permitiu que o jornalista filmasse uma entrevista sincera sobre a monarquia. Entretanto, poucas pessoas sabiam sobre o que estava prestes a acontecer.

Cerca de 23 milhões de espectadores estavam na frente da televisão para assistir ao programa Panorama com Diana, já que essa era sua primeira entrevista após o casamento com o príncipe Charles. Naquele momento, a princesa de 34 anos não teve medo de expor seu pensamento e se posicionou contra a família real ao alegar que a monarquia não era mais relevante.

Não obstante, sua maior revelação ainda estava por vir. "Bem, nós éramos três nesse casamento, então estava um pouco cheio”, alegou a princesa sobre seu relacionamento com Charles e a amante, Camila Parker-Bowles.

Príncipe Charles e Camila Parker-Bowles / Crédito: Divulgação 

Naquela altura, isso não era segredo, já que o príncipe já havia assumido sua infidelidade em um documentário televisivo. Todavia, o momento não deixou de ser histórico, uma vez que Diana falava publicamente pela primeira vez sobre o assunto. Pouco tempo depois, ela chegou a questionar se Charles realmente seria um rei adequado.

O homem que roubou o coração da princesa

Após as discussões sobre o assunto, Lady Di afirmou que não foi somente pela traição do marido que o seu casamento havia acabado, ela também admitiu que estava envolvida com outro homem. Sem dúvidas, essa foi apenas uma das notícias bombásticas daquele dia. Ela afirmou que adorava James Hewitt e que eles estavam em um relacionamento a mais de cinco anos.

Entretanto, o mar de rosas não durou por muito tempo. Após a revelação, James traiu a princesa ao disseminar seus segredos de amor em Princess in Love, um livro da escritora Anna Pasternak. Em pouco tempo, o homem se tornou um dos mais odiados da Grã-Bretanha, já que Diana era completamente amada pelo público.

Além disso, a revelação resultou em diversos rumores, como o de que James era o verdadeiro pai do príncipe Harry. Todavia, Diana desmentiu a alegação, uma vez que ele e a princesa se conheceram somente após o nascimento do garoto.

Enquanto muitas pessoas interpretaram a entrevista como um pedido de ajuda, outros não entendiam os motivos de sua realização. Porém, para Simone Simmons, amiga íntima de Lady Di, Sarah Ferguson, a duquesa de York, havia incentivado a princesa a conversar com a emissora para relatar sobre suas caridades.

Simone Simmons, duquesa de York e princesa Diana / Crédito: Divulgação

A vida na realeza

Ao focar sobre os assuntos da vida como princesa, Diana alegou que sofreu de depressão após o nascimento de William. "Eu estava doente com a depressão pós-natal, que ninguém discute... e isso por si só foi um pouco difícil. Você acordava de manhã sentindo que não queria sair da cama, se sentia incompreendido e muito, muito baixo em si mesmo. Eu nunca tive depressão na minha vida”.

De acordo com Diana, a família real não lhe ofereceu apoio. "Isso deu a todos um novo rótulo maravilhoso — a Diana é instável e a Diana mentalmente desequilibrada. E, infelizmente, isso parece ter continuado ao longo dos anos", alegou a princesa na entrevista.

 Diana, Princesa de Gales em evento oficial / Crédito: Getty Images 

Além disso, Lady Di afirmou que não esperava se tornar rainha e que não acreditava que o próprio Charles quisesse se tornar rei. Não obstante, disse que a monarquia necessitava de uma modernização.

O lado obscuro da entrevista

Em 2016, o jornal Mail on Sunday buscou por documentos anteriores a realização da entrevista. De acordo com o veículo de comunicação, a equipe da BBC havia conspirado, junto com a princesa, a fim de difamar o Palácio de Buckingham e seus moradores. Entretanto, o ex-secretário da princesa, Patrick Jephson, afirmou ao Mail que sempre soube sobre a entrevista e que Diana havia se arrependido de sua participação.

"Acho que as escamas caíram de seus olhos e, de repente, o que havia sido um esquema subversivo ou ousado - ou, no entanto, eles [a BBC] a haviam vestido para ela - de repente, na luz fria do dia, não parecia tão boa ideia. Percebi que era a primeira vez que ela pensava realmente em como o mundo real iria reagir", alegou Jephson.

Diana e Charles já estavam separados quando a entrevista ocorreu, mas a mulher ainda fazia parte da realeza. Todavia, a matéria foi o estopim para a oficialização do término do relacionamento.


+Saiba mais sobre a família real por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

O Amor Da Princesa Diana, de Anna Pasternack (2018) - https://amzn.to/2xOZ8c9

A história do século XX, de Martin Gilbert (2017) - https://amzn.to/2yFZMcv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7