Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Arqueologia

Dente de megalodon e espada de 900 anos: 10 descobertas que marcaram o último mês

Noticiamos uma série de achados impressionantes ao longo de outubro, confira!

Isabela Barreiros Publicado em 31/10/2021, às 10h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dente de megalodon e espada de 900 anos descobertas em outubro - Divulgação/Facebook/Michael Nastasio/Divulgação/YouTube/El Mundo
Dente de megalodon e espada de 900 anos descobertas em outubro - Divulgação/Facebook/Michael Nastasio/Divulgação/YouTube/El Mundo

No último mês, uma série de novidades científicas foram reveladas e impressionaram pesquisadores e amantes do conhecimento ao redor do mundo. Aqui, no site Aventuras na História, noticiamos várias dessas descobertas ao longo de outubro. 

Pensando nisso, separamos 10 achados notáveis que marcaram o mês que acaba de terminar.

Espadas, naufrágios, esqueletos e até mesmo evidências de neandertais mereceram destaque.

1. Espada que pode ter sido das Cruzadas

No dia 19, uma impressionante espada foi recuperada por um mergulhador amador em uma enseada do Mar Mediterrâneo, próximo à cidade de Haifa, em Israel. Segundo análises iniciais, o objeto pode ter pelo menos 900 anos e ter sido usado durante as Cruzadas, por um cruzado que foi até a antiga Terra Santa.


2. Dente de megalodon

O capitão com o dente encontrado / Crédito: Divulgação/Facebook/Michael Nastasio

Outra descoberta notável de outubro foi um dente de megalodon de 15 centímetros encontrados pelo capitão Michael Nastasio, durante uma de suas caçadas marinhas na Flórida, no último dia 26. O enorme tamanho do dente chocou o marinheiro, que já havia entrado em contato com outras partes dos gigantes tubarões do passado.


3. Naufrágio de navio americano

Fotografia da nau naufragada / Crédito: Divulgação/MITech

Os restos do naufrágio do US Revenue Cutter Bear, um navio americano que caçou embarcações nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, foram descobertos próximos à costa canadense no dia 25 de outubro. Além desse feito, o barco participou de outros eventos históricos importantes e se tornou uma espécie de museu flutuante.


3. Frota de navios japoneses da Segunda Guerra

Navios vistos no Japão / Crédito: Divulgação/ANNnewsCH

Cerca de 24 embarcações japonesas, que afundaram durante a batalha de Iwo Jima, logo ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, emergiram do fundo do oceano devido a tremores de um vulcão no Monte Suribachi, que fica a oeste da ilha de Iwo Jima, no Japão. O momento foi registrado em vídeo e surpreendeu.


4. Evidências de neandertais na propriedade da família da princesa Diana

Escavações realizadas na propriedade de Althorp House, em Northamptonshire, na Inglaterra, onde a princesa Diana passou a infância e da qual sua família é dona até hoje, revelaram evidências de que neandertais teriam habitado a região. Foi encontrada uma antiga antiga pilha de lixo com conchas decoradas de 40 mil anos.


5. Esqueleto de homem que tentou fugir da erupção Vesúvio

A ossada do fugitivo do Vesúvio/ Crédito: Divulgação/Video/ANSA

Os restos mortais de um homem, entre 40 e 45 anos, que morreu tentando fugir da fugir da erupção do Vesúvio, que aconteceu em 79 d.C., foram encontrados por pesquisadores italianos no último dia 18. O indivíduo estaria tentando chegar à praia, onde procuraria por abrigo, quando foi atingido por uma densa nuvem de cinzas e gases e veio à óbito.


6. Caverna com ‘mar de ossos’ armazenados por 7 mil anos

Os ossos encontrados na caverna saudita / Crédito: Divulgação/ Archaeological and Anthropological Sciences

No noroeste da Arábia Saudita, pesquisadores se depararam com uma caverna contendo uma quantidade assustadora de ossos, armazenados ao longo de 7 mil anos por hienas. Na pilha de restos mortais, estavam como gados, cavalos, camelos e até mesmo seres humanos. A descoberta foi divulgada no dia 16 de outubro.


7. Ossadas de peruanos milenares

Restos mortais encontrados na região costeira de Lambayeque / Crédito: Divulgação/Vídeo/AFP


Pesquisadores encontraram, no último dia 26, 29 esqueletos de peruanos que viveram há mais de mil anos. A descoberta foi feita na região costeira de Lambayeque, em Huaca Santa Rosa de Pucala. Segundo as análises, a maioria das ossadas pertencia a indivíduos da cultura mochica e uma minoria era da civilização wari.


8. Pilares em formato fálico e escultura de cabeça humana

O sítio arqueológico onde foi feita a descoberta / Crédito: Divulgação/Youtube/Ancient Architects 


O sítio arqueológico Karahantepe, na Turquia, que tem cerca de 11 mil anos, revelou a descoberta de uma área que teria sido usada para cerimônias. Nela, os pesquisadores identificaram uma série de pilares em formato de pênis e uma escultura de cabeça humana, a qual toda a área ficava envolta.


9. Banheiro de 2,7 mil anos em Israel

Cômodo antigo descoberto em Israel / Crédito: Divulgação/Israel Antiquities Authority

Uma descoberta divulgada no dia 6 de outubro mostrou ao público um banheiro de 2,7 anos, esculpido em calcário liso, encontrado por arqueólogos israelenses durante escavações na capital, Jerusalém. Os pesquisadores afirmam que o cômodo era considerado um enorme “luxo” para a época.


10. Bolo 'preservado' desde a Segunda Guerra Mundial

Bolo carbonizado da Segunda Guerra / Crédito: Divulgação/Hanseatic City of Lübeck

Em 28 de março de 1942, a cidade alemã Lübeck foi bombardeada pela Força Aérea Real Britânica. Agora, pesquisadores encontraram um bolo que acabou sendo carbonizado naquela noite e foi preservado até os dias de hoje, mantendo sua forma. Ele possui recheio de nozes, decorações de cobertura de açúcar e uma embalagem de papel.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W