Curiosidades » Ciência

‘Fenotipicamente’: entenda o termo usado no BBB que vem gerando dúvidas

Para compreender a fala da participante do reality, Lumena, é importante entender a diferença entre fenótipo e genótipo. Confira!

Redação Publicado em 11/02/2021, às 14h39 - Atualizado às 18h00

Imagem ilustrativa de DNA
Imagem ilustrativa de DNA - Pixabay

Nos últimos dias, o termo ‘fenotipicamente’ se tornou alvo de pesquisa por parte dos telespectadores que acompanham a versão de 2021 do reality show da Rede Globo, Big Brother Brasil.

Na última segunda-feira, 8, a participante LumenaAleluia usou o termo durante o chamado ‘jogo da discórdia’, enquanto defendia sua polêmica amiga e também atual confinada do programa, a cantora Karol Conká, conforme revelado em reportagem publicada pela revista GQ

“Como a dor de uma mulher fenotipicamente branca mobilizou toda a casa acionando sentimentos de compaixão, de compreensão, em detrimento da dor de uma mulher negra que foi criticada e alvejada?”, questiona Lumena.

Imagem ilustrativa de DNA ao lado da participante do BBB, Lumena / Crédito: Pixabay / Divulgação / Globoplay

 

O vocábulo vem da palavra fenótipo, que expressa o genótipo de um indivíduo e pertence a um conceito essencial para a compreensão da hereditariedade, algo que é estudado quando o assunto é genética.

Mas, afinal de contas, o que significam esses termos que aprendemos na escola durante as aulas de biologia?

Além disso, qual o contexto na frase dita pela psicóloga baiana de 29 anos, que foi tão repercutida nas redes sociais? 

A diferença

Os dois termos estão relacionados à genética e foram criados no ano de 1909, pelo famsoso botânico, fisiologista vegetal e geneticista dinamarquês Wilhelm L. Johannsen. Em sua conhecida teoria, o pesquisador diferenciou e uniu os elementos.

Fotografia do pesquisador Wilhelm L. Johannsen / Crédito: Wikimedia Commons

 

Para entender as diferenças entre os conceitos é necessário partir do princípio que o genótipo é a constituição genética de um organismo, ele funciona como uma conjunção de genes que cada pessoa possui.

Ou seja, tal construção genética acontece a partir de fatores anteriores, como a sua ancestralidade. Ao fazer referência aos genes do indivíduo, estamos consequentemente falando de genótipo.

Já o fenótipo corresponde a uma expressão inserida anteriormente pelo genótipo, mas, que também conta com a interação do ambiente. Ou seja, refere-se às características aparentes que podem sofrer alterações.

Quando a participante do reality show da TV Globo decidiu usar a tal palavra que gerou dúvidas, ela estava fazendo uma referência a uma característica de outra participante, nesse caso, a cor da pele. Por isso, optou por ‘fenotipicamente’.

Exemplo de variação fenotípica em padrões e coloração de conchas / Crédito: Wikimedia Commons

 

Portanto, a coloração da pele entra nessa categoria, sendo o exemplo mais simples para ilustrar o fenótipo. Sabe-se que, inicialmente, essa informação do tom da epiderme está presente no DNA de cada um, ou seja, relacionada ao genótipo. Mas, essa característica pode ser passível de mudança.

Citando o caso, é possível que a pessoa em questão se exponha ao Sol durante horas e esse fator mude a cor de sua pele. Sendo assim, esse é um exemplo de fenótipo, como foi pontuado por Lumena em seu discurso. 

Para concluir o assunto, é necessário entender que o fenótipo é igual ao genótipo, mas, é suscetível a alterações que podem ser causadas pelo meio em que cada indivíduo está inserido. Vale reiterar que a mudança é realizada de maneira temporária e não altera o genótipo.


++ Saiba mais sobre a ciência por meio das obras disponíveis na Amazon:

O Grande Livro de Ciências do Manual do Mundo, de Workman Publishing (2019) - https://amzn.to/37HLUvK

O livro da ciência, de Vários Autores (2016) - https://amzn.to/3eiQHpW

A História da Ciência Para Quem Tem Pressa, de Nicola Chalton e Meredith Mac Ardle (2017) - https://amzn.to/3ejGOrU

O que é Ciência afinal?, de Alan F. Chalmers (1993) - https://amzn.to/2zNHpTV

A gaia ciência, de Friedrich Nietzsche  (2012) - https://amzn.to/3eoM6Ti

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W