Curiosidades » Curiosidades

Fugindo dos horrores da Guerra do Vietnã, pai e filho viveram 40 anos na selva

Eles fugiram no início de 1970 e foram resgatados contra a própria vontade depois de quatro décadas, em 2013

Giovanna de Matteo Publicado em 10/11/2020, às 11h21

Vietnamitas foram resgatados da selva após quatro décadas
Vietnamitas foram resgatados da selva após quatro décadas - Divulgação/Youtube/AFP

A invasão do Vietnã representa um dos maiores fracassos da história dos EUA. Na tentativa de fazer prevalecer o Vietnã do Sul contra os comunistas, o imperial país do norte foi duramente massacrado.

Levando a mais de 58 mil mortes em 20 anos de batalha e fazendo com que gerações fossem traumatizadas e levadas ao outro lado do mundo para a morte quase certa, até que o país fosse expulso da Indochina. Porém, a retirada das tropas dos Estados Unidos não significou o fim da guerra civil, que durou mais três anos.

A intervenção americana no Vietnã foi esse desastre que moldou todas as outras guerras travadas pelos Estados Unidos dos anos 1970 até agora. E o desastre guarda histórias pouco conhecidas do conflito. Uma delas você conhece agora. 

Perdidos na selva

Era o início da década de 70 quando Ho Van Thanh, membro de uma guerrilha comunista no Vietnã, fugiu de seu povoado junto com seu filho, Ho Van Lang, após ter presenciado a morte de sua mãe e de dois outros filhos em um bombardeio feito pelos Estados Unidos, durante a Guerra do Vietnã.

Lang tinha apenas dois anos quando foi levado pelo pai para viver no meio da selva vietnamita, onde ele acreditava que estaria seguro dos norte-americanos. Os dois viveram por lá por quatro décadas até serem resgatados em 2013 por autoridades da região, contra a sua própria vontade.

Segundo Hoang Anh Ngoc, um responsável local da província de Quang Ngai, falou à AFP que os dois sobreviveram de plantações de frutas e milho, além de praticarem a caça.

Eles foram encontrados esqueléticos e desnutridos, e se comunicavam através de seu dialeto da etnia Kor, além de terem como vestimentas apenas tangas artesanais feita de cascas de árvore.

Junto com eles também foram encontrados ferramentas e armas rudimentares, algumas datadas da época da guerra e outras feitas por eles mesmos durante o "exílio".

Vida?

O pai já tinha 82 anos, e seu filho 42, quando foram descobertos. Eles viviam praticamente a vida toda na floresta. De acordo com o jornal Dan Tri, o filho mais novo de Thanh tinha três meses quando aconteceu o bombardeiro e foi deixado no povoado para viver com os parentes.

Ele visitava todos os anos o pai e o irmão, e já havia tentado retirá-los de lá em 2004, mas sem sucesso. "Preferiram sua vida independente à vida tradicional das famílias vietnamitas", disse ao jornal.

O resgate, no entanto, foi executado depois que alguns locais alertaram as autoridades da situação dos homens, quando foram avistados "vivendo em uma cabana a cinco metros do chão e vestindo uma tanga feita de casca de árvore", segundo o jornal Tuaoi Tre.

'O filho tem medo da multidão. Não fala com estrangeiros (...) mas fala um pouco com sua família', explicou Ngoc. Ele foi levado para a casa de familiares, enquanto o pai, já muito idoso e fraco, foi internado em um hospital.


+Saiba mais sobre a Guerra do Vietnã por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O Século de Sangue - 1914-2014: as vinte guerras que mudaram o mundo, de Emmanuel Hecht e Pierre Servent (2015) - https://amzn.to/35KzUZ2

Guia Conhecer Fantástico Especial 02 – 40 Anos Guerra do Vietnã, de On Line Editora (2017) - https://amzn.to/2MoFrwJ

A Guerra Inesquecível do Vietnã: A Guerra Americana no Vietnã – A Guerra da Selva, de S. F. Meaker, Scott (2016) - https://amzn.to/2VR0V8t

A menina da foto: Minhas memórias: do horror da guerra ao caminho da paz, de Kim Phuc Phan Thi (2018) - https://amzn.to/2W0v2dX

Vietnã pós-guerra - Viagens radicais: Uma aventura no Sudeste Asiático, de Airton Ortiz (2011) - https://amzn.to/2OXYwaA

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W