Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Glamour trágico: o impactante significado da obra 'Marilyn Diptych'

Em 1962, Andy Warhol reuniu 50 fotos de Marilyn Monroe em uma montagem que prometia revolucionar o movimento do pop art

Mariana Ribas e Letícia Yazbek Publicado em 16/05/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Detalhes da polêmica obra - Divulgação/Youtube/ BLOUIN ARTINFO/19 de out. de 2010
Detalhes da polêmica obra - Divulgação/Youtube/ BLOUIN ARTINFO/19 de out. de 2010

Mais que um dos principais artistas do início da pós-modernidade, Andy Warhol foi uma das grandes personalidades do século 20. Polêmico, frasista (“no futuro, todo mundo será famoso por 15 minutos”), iconoclasta, Warhol respirava arte, gostava de celebridades e misturava esses elementos com rara felicidade.

Além do seu trabalho nas artes plásticas, o icônico artista fez filmes experimentais com temáticas picantes e ainda promoveu a banda de rock Velvet Underground (lançando Lou Reed e a musa Nico). Ele basicamente apoiava todo tipo de produção cultural.

Mas sua grande arte foi mesmo enchendo as telas com uma crítica aos meios de produção e à cultura de massa dos anos 1960, tornando-se o maior expoente do movimento artístico que ficou conhecido como pop art.

Reproduzia em grande quantidade uma mesma imagem — desde produtos de supermercado até popstars — fazendo refletir sobre o que é arte e o que é produto industrial.

Em 1962, apenas duas semanas após a morte da atriz Marilyn Monroe, Warhol criou a obra 'Marilyn Diptych', dois quadros que devem ser observados juntos.

Com o uso de tinta acrílica, serigrafia e uma foto publicitária de Marilyn — tirada para o filme Niagara, de 1953 —, Warhol dispôs na tela à esquerda 25 imagens em cores, que contrastam com as 25 imagens em preto e branco do lado direito — uma passagem da exuberância da vida para a morte sem cor. 'Marilyn Diptych' foi nomeada, em 2002, a terceira obra mais influente da arte moderna pelo jornal britânico The Guardian.

Confira 5 curiosidades sobre a curiosa tela de Warhol:

1. Cores e movimento

A tela da esquerda é marcada pelas cores fortes, que trazem energia à obra. Os olhos da atriz parecem estar em movimento, fechando e abrindo lentamente. Isso representa um movimento natural de um corpo com vida.


2. Críticas latentes

A repetição das imagens saturadas causa desconforto e sugere falta de originalidade, uma crítica aos meios de produção em massa. Ainda mais, ao reproduzir a imagem de Marilyn, o artista também evoca a onipresença da atriz na mídia.


3. Realidade e humanidade

Fotografia da atriz Marilyn Monroe / Crédito: Getty Images

Uma das maiores celebridades de todos os tempos, Marilyn Monroe é aqui apresentada como um ser humano em vez de um símbolo sexual. Dessa forma, Warhol nos recorda de que existe uma mulher por trás da imagem midiática.


4. Por trás das cortinas

A técnica de serigrafia aplicada pelo autor da obra torna a foto ainda mais plana. Com a redução das sombras e o aumento do contraste nas imagens, Warhol realça o vazio emocional e a superficialidade idealizada dos artistas da época.


5. Quando o show acaba

Atriz Marilyn Monroe em imagem colorizada / Crédito: Divulgação / Klimbim

A imagem após a serigrafia simboliza o trágico da vida da atriz: a morte por meio do desaparecimento da imagem. Alguns dizem que essa característica da obra remete à arte religiosa, sendo que a tela à direita representaria Jesus crucificado.


+Saiba mais sobre Marilyn Monroe por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Fragmentos: Poemas, Anotações Íntimas, Cartas, de Marilyn Monroe (2011) - https://amzn.to/2QA6UgD

Marilyn, de Norman Mailer (2013) - https://amzn.to/2wqNIex

Norman Mailer/bert Stern. Marilyn Monroe (Edição Espanhol), de Norman Mailer e Bert Stern (2018) - https://amzn.to/2woaxPX

Uma Noite com Marilyn Monroe, de Lucy Holliday (2016) - https://amzn.to/2xY5Jkv

My Story (Edição Inglês), de Marilyn Monroe (2016) - https://amzn.to/2JaWi3s

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W