Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

Gravidez e aula de espanhol: 5 curiosidades sobre 'O Beijo do Vampiro'

A saudosa produção da TV Globo reestreia no dia 28 deste mês, no Viva

Wallacy Ferrari Publicado em 06/02/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Atores caracterizados em 'O Beijo do Vampiro' - Divulgação / TV Globo
Atores caracterizados em 'O Beijo do Vampiro' - Divulgação / TV Globo

Com um enredo cômico e com grandes nomes da teledramaturgia brasileira, 'O Beijo do Vampiro' foi uma das mais aclamadas produções da TV Globo na entrada do século 21, sendo a primeira trama envolvendo vampiros desde o clássico 'Vamp', de 1991.

Prevista para reestrear no dia 28 de fevereiro no canal por assinatura Viva, como divulgou o canal nas redes sociais, o site Aventuras na Históriareuniu alguns fatos sobre esta marcante produção originalmente exibida entre 2002 e 2003.

Divulgação / TV Globo

Confira 5 curiosidades sobre a novela 'O Beijo do Vampiro', com base nas informações do site Memória Globo.

1. Inspiração 

O escritor da novela, Antonio Calmon, contou com duas principais inspirações para criar a marcante trama vampiresca; o filme 'Drácula de Bram Stoker', do diretor Francis Ford Coppola e lançado em 1992, e também 'O Baile dos Vampiros', dirigido por Roman Polanski em 1967. Eles, respectivamente, são as referências de drama e comédia para a obra brasileira.


2. Em cima da hora

Inicialmente, a vampira Mina, interpretada por Cláudia Raia, não ficaria grávida na trama, mas o autor decidiu aproveitar a gravidez da atriz na vida real para a trama, criando a personagem Pandora para a atriz Juliana Lohmann, que na primeira fase da novela fala com a mãe de dentro da barriga. Na reta final da produção, Cláudia deixou as gravações para dar à luz a filha Sophia, hoje com 19 anos.


3. Novela transmídia

Na época da exibição original, uma das ações de divulgação da novela tratava-se do site vampiromania.com.br, quando a internet ainda não se fazia presente na maioria do território brasileiro, sendo uma das primeiras ações online da teledramaturgia na emissora.

Este portal não apenas reunia bastidores e curiosidades sobre vampiros, mas também era possível comprar itens que o personagem Zeca, de Kayky Brito, interagia na novela, como o gibi e o boneco do vampiro Bóris.


4. Treino diferente

A personagem espanhola Iolanda, personificada pela atriz brasileira Ana Rosa, passou por um processo curioso para ter suas características criadas pela atriz.

No processo de laboratório para interpretá-la, ela decidiu se acostumar com os trejeitos da língua estrangeira ouvindo os discos do cantor Julio Iglesias, além de ter aulas de dança flamenca. Contudo, as cenas coreografadas contaram com uma dublê em seu lugar.


5. Sucesso de crítica

Em decorrência de suas atuações em 'O Beijo do Vampiro', Kayky Brito recebeu o prêmio de melhor ator revelação, Cecília Dassi de melhor atriz infantil, Marcos Paulo como melhor diretor e Luiz Ferreira junto a Henrique Mello pela melhor maquiagem, todos pelo Prêmio Contigo! de 2003. No mesmo ano, Tarcísio Meira recebeu o prêmio Austregésilo de Athayde por seu papel.