Curiosidades » Personagem

Há 111 anos nascia Hélder Câmara, o bispo que lutou contra a ditadura militar

Com quatro indicações, o bispo da Igreja Católica era defensor dos direitos humanos durante o regime e pregava a não-violência

Pamela Malva Publicado em 07/02/2020, às 08h00

Hélder Câmara em 1974
Hélder Câmara em 1974 - Wikimedia Commons

Dentre os muitos defensores dos direitos humanos durante a ditadura militar, um dos mais importantes foi Dom Hélder Pessoa Câmara, nascido há exatos 111 anos. O bispo católico era um grande defensor da Igreja simples, voltada para os pobres, e pregava a não-violência.

O mais novo entre os onze filhos de João Eduardo Torres e Adelaide Pessoa Câmara, Hélder demonstrava grande interesse pelo sacerdócio ainda quando pequeno. Aos 43 anos, ele foi ordenado bispo, em 1952.

Anos mais tarde, em 1964, foi designado para o posto de Arcebispo-emérito de Olinda e Recife, que desempenhou até 1985. Entre seus feitos, estão as fundações da Cruzada São Sebastião (que dá moradias decentes aos favelados), em 1956, e do Banco da Providência, em 1959.

Hélder na Feira da Providência, em 1963 / Crédito: Wikimedia Commons

 

Hélder ainda foi o brasileiro mais vezes indicado ao Prêmio Nobel da Paz pelo seu combate ao regime ditatorial e às torturas no Brasil da época. Entretanto, manobras políticas arquitetadas pelo então presidente Médici fizeram com que Norman Borlaug ganhasse — pela criação do milho híbrido.

O Arcebispo morreu em agosto de 1999, aos 90 anos. Postumamente, ele foi homenageado com o com Instituto Dom Hélder Câmara, em Recife, e com o Prêmio Dom Hélder Câmara de Imprensa. Em dezembro de 2017, foi declarado Patrono Brasileiro dos Direitos Humanos.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

Dom Helder Câmara: O profeta da paz, de Nelson Piletti (2008) - https://amzn.to/39foddL

Além das ideias, de Félix Filho (2015) - https://amzn.to/3759KzJ

Ditadura À Brasileira, de Marco Antonio Villa (2014) - https://amzn.to/39eY2DS

A Ditadura Envergonhada, de Elio Gaspari (2015) - https://amzn.to/386UaF1

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.