Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Curiosidades

Do Edifício Joelma a Mansão Winchester: 10 pontos turísticos insólitos

Cenários de crimes e supostos fenômenos sobrenaturais são alguns dos atrativos desses locais macabros

Victória Gearini Publicado em 29/01/2020, às 21h30 - Atualizado em 09/04/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do incêndio no edifício Joelma - Divulgação/Vídeo/Globo News
Registro do incêndio no edifício Joelma - Divulgação/Vídeo/Globo News

1. A Casa Amityville, Estados Unidos

Localizada em Amityville, em Nova York, esta casa serviu de inspiração para diversas obras literárias e cinematográficas. Em 14 de novembro de 1974, Ronald DeFeo, na época com 23 anos, assassinou a sangue frio seus pais e quatro irmãos.

Crédito: Getty Images

Após ser benzida por um padre, um ano depois do crime, a casa foi vendida para George e Kathy Lutz e seus quatro filhos. A família ficou pouco tempo no local, pois, logo começaram a presenciar fenômenos sobrenaturais, mas muitos acreditam que foi uma estratégia de marketing do casal. Atualmente, a propriedade que inspirou diversos filmes e livros atrai turistas do mundo todo.


2. Castelo de Edimburgo, Escócia

Construído na Escócia no século 12, inicialmente como uma fortaleza militar, este castelo foi palco de massacres e execuções de milhares de pessoas. Em 2001, uma equipe de investigadores paranormais relatou que o local está repleto de eventos sobrenaturais.  

Crédito: Getty Images

Com mais de 900 anos de tradição, o local virou atração turística para aqueles que procuram por experiências fantasmagóricas. Por meio de passeios guiados, é possível visitar masmorras e passagens subterrâneas.


3. Penitenciária Estadual da Filadélfia, Estados Unidos

Conhecida por ser a primeira prisão a possuir uma solitária, a Penitenciária Estadual Oriental, na Filadélfia (EUA), foi criada em 1829. Durante anos, o local abrigou criminosos perigosos, como Al Capone, mas foi fechada em 1970 após denúncias de torturas.

Crédito: Getty Images

Atualmente, o local virou um museu e recebe visitações públicas, que alegam ouvir ruídos vindo das celas.


4. Mansão Winchester, Estados Unidos

Considerada um dos lugares mais assombrados do mundo, a mansão Winchester foi construída por Sarah Winchester, logo após a morte de seu marido (herdeiro do famoso rifle Winchester) e seu filho. Devastada com as mortes em sua família, a viúva consultou um vidente que lhe disse que seus parentes foram mortos pelos espíritos daqueles que perderam suas vidas por causa das armas Winchester.

Crédito: Getty Images

Diz a lenda que o vidente aconselhou Sarah a construir uma casa para abrigar as almas atormentadas, e assim a mulher fez até o final de sua vida. O local, que possui mais de 160 quartos, hoje é uma das maiores atrações turísticas do país, e conta com uma longa fila de espera para os visitantes.


5. Hospital psiquiátrico de Aradale, Austrália

Crédito: Wikimedia Commons

Localizado na região de Victoria, na Austrália, o Hospital psiquiátrico de Aradale foi palco para diversos experimentos e atrocidades cometidas contra internos. O local funcionou como manicômio por mais de 120 anos, e hoje recebe turistas periodicamente - e muitos acreditam que encontrarão aparições sobrenaturais.


6. Edifício Joelma, Brasil

Localizado em São Paulo, o Edifício Joelma já foi palco de diversas tragédias, o que o tornou um dos lugares mais assombrados do mundo. Em 1º de fevereiro de 1974, o local pegou fogo misteriosamente, deixando centenas de pessoas mortas e outras gravemente feridas. Antes disso, o professor Paulo Camargo assassinou sua mãe e irmãs no local, suicidando-se antes de ser descoberto.

Crédito: Getty Images

Voltando um pouco antes na história, o edifício foi construído sob um pelourinho. Assim, a história macabra do local virou atração turística na capital de São Paulo. Atualmente, o prédio abriga salas comerciais.


7. Ilha de Poveglia, Itália

Entre os séculos 18 e 20, a ilha de Poveglia, localizada na Itália, serviu como lar para pessoas com doenças contagiosas e mais tarde abrigou um manicômio. Segundo lendas locais, um médico se matou no local, após alegar ser perseguido pelos espíritos de seus pacientes.

Crédito: Getty Images

Hoje em dia, a região virou ponto turístico. Por meio de passeios de barcos, é possível observar construções arquitetônicas memoráveis.


8. Fairmont Banff Springs Hotel, Canadá

Crédito: Wikimedia Commons

Localizado na cidade de Banff, no Canadá, o Hotel Fairmont Banff Springs coleciona histórias sobrenaturais que remontam o século 19. Segundo lendas, há aparições do espírito de uma mulher, que morreu enquanto estava vestida de noiva. Embora as lendas que cercam o Fairmont Banff Springs, o hotel é um dos mais concorridos da região e possui uma longa fila de espera.


9. Castelo de Wolfsegg, Alemanha

Crédito: Wikimedia Commons

Construído no século 13, o Castelo de Wolfsegg, em Bavária, na Alemanha, abriga uma das lendas mais insólitas da região. Segundo o site oficial desta construção medieval, o local é habitado pela alma da Dama Braca, uma mulher que teria sido morta pelo seu marido após supostamente ter o traído.


10. Castelinho da Rua Apa, Brasil

Construído em 1912, na região de São Paulo, o Castelinho da Rua Apa foi palco para uma tragédia familiar durante a década de 30. A família Dos Reis, proprietária do local, foi encontrada morta com perfurações de tiros. O crime nunca foi solucionado e o assassino não foi encontrado. Diante disso, o local foi tombado como patrimônio histórico, em 2004.

Crédito: Wikimedia Commons

Atualmente, o local está sob a supervisão da ONG Clube das Mães do Brasil e possui grande valor histórico e cultural na região. Além disso, é considerado um dos lugares mais assombrados do país.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon

Amityville, de Jan Anson (2016) - https://amzn.to/2uMbJes

Inglaterra, Escócia e País de Gales. Guia Estradas, de Vários Autores (2012) - https://amzn.to/37yTpUO

O Espírito de Filadélfia. A Justiça Social Diante do Mercado Total, de Alain Supiot (2014) - https://amzn.to/2UhWGnV

Sarah Winchester, My Neighbor (Edição Inglês), de Jim Fitzgerald e Edith Daley (2018) - https://amzn.to/390if0n

Austrália. Guia Visual, de Vários Autores (1999) - https://amzn.to/2GwejrO

Vozes do Joelma: Os gritos que não foram ouvidos, de Marcos Debrito, Marcus Barcelos, Rodrigo de Oliveira, Victor Bonini e Tiago Toy (2019) - https://amzn.to/2Op9XY3

Poveglia - A Ilha dos Mortos, de M. B. Calligaris - https://amzn.to/2Gxw9Ld

Guia Visual Canada, de Vários Autores (2000) - https://amzn.to/2Gzf5V0

Alemanha. Guia Visual, de Vários Autores (2002) - https://amzn.to/2u09zIj

Castelo da Rua Apa: O Mistério Continua, de Yves Thorn (2016) - https://amzn.to/2uEEVEv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W