Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Crimes

Os 10 maiores serial killers da História

Saiba quem foram os mais terríveis predadores humanos, de acordo com o número de vitimas que fizeram

Fábio Marton Publicado em 23/10/2019, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Descubra quem foram os maiores assassinos em série da História / Crédito: Getty Images
Descubra quem foram os maiores assassinos em série da História / Crédito: Getty Images

Assassinos em série são daquelas coisas que são percebidas como criações recentes, mas que acompanham a humanidade desde sempre. E provavelmente eram piores antes: coisas como o status miserável dos plebeus e o privilégio dos nobres, tornando os segundos quase intocáveis se as vítimas fossem os primeiros, aliadas à falta de comunicação e ausência de investigação tornavam o passado um celeiro ideal para as piores aberrações da mente humana.

10. Giles de Rais (1405-1440 - França) - 200 Vítimas

Crédito: Wikimedia Commons

Companheiro de armas de Joana d'Arc, arruinou sua fortuna investindo numa peça de teatro extravagante, de sua própria autoria. Para compensar, tentou invocar em rituais alquímicos um demônio chamado Barron, que traria dinheiro. Como Barron não deu as caras, passou a sacrificar crianças em seu nome. Terminou enforcado, esquartejado e queimado. 

9. H.H. Holmes (1861-1896 - EUA) - 230 Vítimas

Crédito:Wikimedia Commons

Criador do Castelo da Morte: um hotel feito para assassinar. Continha quartos que só abriam por fora, ligados a canos de gás, uma sala que só podia ser acessada por um alçapão no teto, um recinto secreto de enforcamento, um cofre onde as pessoas eram sufocadas e um elevador de corpos. Homem de negócios, ele preparava os ossos e os vendia para universidades.

8. Harold Shipman (1946-2004 - Inglaterra) - 250 Vítimas

Crédito: Wikimedia Commons

O mais prolífico dos "doutores Morte", executava seus pacientes com diamorfina - também conhecida como heroína, mas vendida legalmente por esse nome na Inglaterra, como tratamento extremo para dor. Falsificava então os registros médicos para indicar que já estavam doentes antes do fim. Compostas principalmente de mulheres idosas, dentre suas vítimas, a mais jovem era um homem de 41 anos.

7. Luiz Garavito (1957 - Colômbia ) - 300 Vítimas

Crédito: Wikimedia Commons

Conhecido por dois apelidos: La Bestia e Tribilín. Por incrível e mórbido que pareça, este é o nome do Pateta da Disney em espanhol. Levou anos para ser descoberto porque suas vítimas eram camponeses e indigentes, os quais atraía com dinheiro. Na época, a imprensa colombiana o chamou de "maior serial killer de todos os tempos". Equivocadamente.

6. John Johnson (1824-1900 - EUA) - 300 Vítimas

Crédito: Wikimedia Commons

Conhecido como "Johnson comedor de fígado". Após sua esposa ser morta por índios da etnia Apsáalooke (corvos), jurou vingança. E vingança teve: ele matou, escalpelou e comeu o fígado de centenas deles — esta última parte, porque eles acreditavam que ninguém ia para o paraíso sem o órgão. Como punição... foi feito xerife.

5. Pedro Lopez (1948 - Colômbia) - 350 Vítimas

Crédito: Wikimedia Commons

O chamado Monstro dos Andes atuou em ao menos três países: Equador, Peru e Colômbia. Certa vez, foi capturado por indígenas, que sabiam de seus crimes e estavam prestes a executá-lo. Acabou salvo por um missionário americano e, depois, solto pela polícia. Preso em 1983, seria considerado insano e solto ao ser "curado", em 1998. Mataria novamente.

4. Amelia Dyer (1837-1896 - Inglaterra) - 400 Vítimas

Crédito: Wikimedia Commons

Um termo tétrico da era vitoriana: baby farming (algo como plantação de bebês). Era um golpe no qual mães solteiras, desesperadas pelo estigma atribuído na época, pagavam para uma "família" adotá-los ou encaminhá-los para a adoção. O pagamento, obviamente, não dava para cobrir as despesas de uma vida inteira. Amelia então cortava custos.

3. Elizabeth Bathory (1560-1614 - Hungria) - 650 Vítimas

Crédito: Wikimedia Commons

A famosa história de que a condessa "vampira" tomaria banho em sangue para manter a juventude é provavelmente invenção. Mas mais de 300 testemunhas falaram de sequestros, tortura e morte de moças adolescentes levadas a seu castelo - cujos corpos foram recuperados. Como o rei devia dinheiro para sua família, foi condenada à prisão domiciliar. 

2. Thug Behram (1765-1840 - Índia) - 931 Vítimas

Crédito: Wikimedia Commons

Por mais de quatro séculos, os thuggees (enganador), uma seita de discípulos da deusa da morte, Kali, aterrorizaram viajantes na Índia. Eles se juntavam a caravanas, faziam amizade com os viajantes e os executavam com um garrote, levando suas possessões. Viviam disso, e a "profissão" passava de pai para filho. Behram era chamado de rei dos thuggees. Ainda hoje, thug quer dizer bandido em inglês.

1. Catherine Monvoisin (1640-1680 - França) - 2500 Vítimas

Crédito: Wikimedia Commons

Começando como vidente, Monvoisin graduou-se para a alquimia, oferecendo venenos por encomenda e missas negras com sacrifícios humanos. Suas clientes eram a alta nobreza da França, inclusive a amante do rei, a marquesa de Montespan. Com essas conexões, após ser morta na fogueira, a investigação foi suspensa. O número enorme é a estimativa máxima moderna: a mínima são meras 1000 vítimas, tornando-a ainda assim a campeã.


Conheça outros notórios serial killers nas obras a seguir:

1. Arquivos Serial Killers. Made in Brazil e Louco ou Cruel, de Ilana Casoy (2017) - https://amzn.to/2IUCmST

2. The Serial Killers: Gary Ridgway, de Mark Simpson - https://amzn.to/33n0k0V

3. Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial Killers Americano, de John Douglas e Olshaker Mark (2017) - https://amzn.to/33NCLhU

4. Serial Killers - Anatomia do Mal: Entre na mente dos psicopatas, de Harold Schrechter (2019) - https://amzn.to/2MFeXal

5. Lady Killers: Assassinas em Série: As mulheres mais letais da história, de Tori Telfer (2019) - https://amzn.to/2PbCDoy

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível de produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.