Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

10 particularidades sobre Dom Pedro II, o último imperador do Brasil

O nosso segundo monarca governou por quase 50 anos, tendo uma vida cheia de fatos instigantes

André Nogueira Publicado em 24/04/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Imperador Magnânimo, Pedro II governou por quase 51 anos o Império das Américas - Divulgação/ Facebook/ Colorizedhistory
O Imperador Magnânimo, Pedro II governou por quase 51 anos o Império das Américas - Divulgação/ Facebook/ Colorizedhistory

Dom Pedro II de Bragança e Bourbon foi o último imperador brasileiro, conhecido internacionalmente por seu epíteto “o Magnânimo”. Governou o país de 1840 a 1889, e seu reinado foi marcado pela expansão diplomática brasileira no mundo, pela fundamentação de instituições de governo, pelo adiamento da abolição em favor dos latifundiários escravistas e pela expansão territorial através de tratados e guerras.

Famoso por ter sido uma espécie de monarca-civil, lançou mão de roupagens e hábitos que o aproximavam a Europa Vitoriana em detrimento do tradicionalismo aristocrático e suas roupas coloridas e pouco práticas.

Conheça 10 fatos sobre o Imperador Pedro II.

1. Ele foi o primeiro e o último imperador nascido no Brasil: nasceu às 2h30 do dia 2 de dezembro de 1825, no Rio de Janeiro. Em seu primeiro dia, media 58 centímetros.


2. Seu nome completo era Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Miguel Gabriel Rafael Gonzaga. Um pouco menor que o nome do seu pai, Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.

ele era considerado um "Imperador-civil", pois preferia o uso de ternos / Crédito: Getty Images

3. Com apenas um ano, se tornou órfão de mãe, passando a ser cuidado pela ama suíça Marianna Carlota de Verna Magalhães (chamada de Dadama pelo príncipe), que foi sua ama de leite.


4. Pedro II foi o regente que governou por mais tempo o Brasil, sendo um total de 49 anos. Depois dele, estaria Getúlio Vargas, com 18 anos.


5. O pai de Pedro, homônimo, fugiu do Brasil quando ele tinha apenas cinco anos de idade, deixando-o com tutores e com por Bráulio Muniz, Costa Carvalho e Francisco de Lima e Silva no governo. Aos 15 anos, se tornou Imperador através de um golpe institucional.

Quando se é pretendendo ao trono desde cedo / Crédito: Wikimedia Commons

6. Sua maioridade foi completamente conturbada pela política. Aos 14 anos, num Brasil em meio a uma série de revoltas, a antecipação de sua posse foi negada pelo Senado.


7. As pedras preciosas da Coroa de Pedro II vieram da Coroa de seu pai. O ornamento pesava 1,7 kg, em ouro, com 639 brilhantes e 77 pérolas.


8. Como o monarca precisava se casar logo, foi encontrada uma princesa de Nápoles, Teresa Cristina, por quem Pedro ficou apaixonado, antes mesmo de conhecê-la. Os dois casaram-se por procuração e Teresa embarcou num navio para o Brasil, que chegou em 1843.

Animado, o rei quebrou os protocolos e subiu no navio para ver a moça. Diferente do que o imperador imaginava, apenas indagou “até amanhã” e foi embora.

Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias / Crédito: Wikimedia Commons

9. O casal teve quatro filhos. Afonso, Isabel, Leopoldina e Pedro, todos com nomes longos. Não se conhece filhos bastardos de Pedro II, mas a Condessa de Barral foi uma de suas amantes.


10. Durante seu governo, Pedro II fez diversas viagens pelo mundo, por pura curiosidade, o que fragilizou um pouco sua imagem. Jornais na época em que ele viajou ao Oriente Médio, em 1876, o diagnosticaram com a “doença da mala”.


+Saiba mais sobre Dom Pedro II através das obras disponíveis na Amazon

1. D. Pedro II, de José Murilo de Carvalho - https://amzn.to/2pP3Ym4

2. As viagens de D. Pedro II: Oriente médio e áfrica do norte, 1871 e 1876, de Roberto Khatlab - https://amzn.to/33sspUS

3. As Barbas do Imperador, de Liliam Schwarcz - https://amzn.to/2NpJAB3

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du