Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Júlio César: 5 fatos pouco conhecidos sobre um dos maiores líderes romanos da História

Saiba mais sobre a vida de César

Isabela Barreiros Publicado em 09/04/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Júlio César, imperador romano - Wikimedia Commons
Júlio César, imperador romano - Wikimedia Commons

1. Filho com Cleópatra

O último soberano da dinastia Ptolomaica no Egito foi Ptolomeu XV Philopator Philometor César, mais conhecido como Cesarião. Era filho de Cleópatra VII, com quem foi co-governante de 44 a.C. à 30 a.C., e de Júlio César, que nunca o reconheceu oficialmente. Nascido em 47 a.C., Cleópatra passou anos insistindo que Cesarião era realmente filho do general romano, sendo o único biológico, já que Otaviano, seu sobrinho, havia sido adotado como herdeiro.


2. O sequestro por piratas

Por volta dos seus 20 anos, César estava a caminho da ilha do Egeu de Rodes, onde planejava estudar com Apolônio, importante matemático e astrônomo grego. Durante sua trajetória, porém, passou por uma situação drástica: foi sequestrado por piratas na costa sudoeste da Ásia Menor. Após debaterem preços para sua libertação, César foi solto e planejou vingar-se de seus captores, assassinando-os pouco tempo depois.

Júlio César e Cleópatra / Crédito: Getty Images


3. Não, ele não nasceu por cesariana

Embora exista uma crença popular de que Júlio César tenha nascido por uma cesariana, isso não aconteceu de fato. Naquela época, essa técnica era utilizada em raras situações, principalmente devido aos riscos de sua aplicação. Acredita-se que seu nome tenha vindo de um de seus antepassados que poderia ter vindo de um “caesus”, "corte" em latim, em referência ao procedimento cirúrgico.


4. Pai do ano bissexto

Antes de César, o sistema de calendário mais utilizado pelos romanos era baseado quase que inteiramente no ciclo lunar, o que causava uma discordância com o ciclo solar, que era mais longo que o primeiro, tendo que, dessa forma, adicionar dias “extras” ao seu calendário. O general romano, no entanto, consultou-se com um astrônomo e implementou um novo método, nomeado calendário juliano, sincronizado com o ciclo do sol.

Getty Images


5. Vida amorosa confusa

César se casou muito cedo com Cornelia, sua primeira esposa. A relação da família da moça com a República Romana, porém, era complicada, e ele foi obrigado a tornar-se fugitivo ao recusar o divórcio. A mulher morre, e ele, então, casa-se pela segunda vez. Pompéia, porém, participou de um evento muito polêmico, onde um rapaz via-se apaixonado por ela e ainda tentando conquista-la. César, então, se divorcia dela. Uniu-se pela última vez com Calpurnia, que permaneceu sua esposa até sua morte. O imperador, porém, mantinha inúmeros casos extraconjugais, como com Cleópatra e Servília.


+Saiba mais sobre o tema por meio das obras disponíveis na Amazon

A Vida dos Doze Cesares, Suetônio (1998) - https://amzn.to/2K35yaL

Alexandre e César, Plutarco (2016) - https://amzn.to/2pSGsog

Júlio César, William Shakespeare (2018) - https://amzn.to/39Sn4tP

A morte de César: Roma Antiga e o Assassinato Mais Famoso da História, Barry Strauss (2017) - https://amzn.to/30aBLUy

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du