Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Lhama, Darth Vader e provocações: 5 histórias cômicas envolvendo Freddie Mercury

O lado extravagante do vocalista do Queen rendeu muitos momentos engraçados para a história da música

Isabela Barreiros Publicado em 24/05/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Freddie Mercury nos ombros de Darth Vader durante um show - Getty Images
Freddie Mercury nos ombros de Darth Vader durante um show - Getty Images

1. Uma lhama?

Michael Jackson e sua lhama / Crédito; Divulgação

Freddie Mercury e Michael Jackson, dois dos mais importantes artistas da história, se conheceram em 1983. Após poucos encontros, decidiram até mesmo gravar um álbum juntos, mas isso ficou apenas no mundo das ideias. As gravações foram interrompidas logo no começo.

As personalidades fortes e extravagâncias incompatibilizavam: os dois virginianos não conseguiam chegar em quase nenhuma conclusão. No entanto, a gota d’água para o vocalista do Queen foi quando o Rei do Rock levou sua lhama de estimação para o estúdio. “Me tire imediatamente daqui, estou gravando com uma lhama”, disse, desesperado em ligação ao empresário da banda.


2. Darth Vader

Freddie Mercury nos ombros de Darth Vader / Crédito: Divulgação

Freddie é conhecido por suas performances exageradas e teatrais em cima dos palcos. Entre os anos de 1979 e 1980, o artista introduziu uma façanha singular para os shows do Queen: no tablado, chamava um homem vestido de com uma fantasia do vilão da saga Star Wars, o próprio Darth Vader, e simplesmente subia em seus ombros.

No show do dia 10 de agosto de 1980, realizado no Summit Center de Houston, nos Estados Unidos, o fotógrafo Tom Callins conseguiu capturar em suas lentes o icônico momento. Com o punho para o ar, o cantor se sentava nos ombros do antagonista de Luke Skywalker. Algumas vezes, o homem entrava vestido de Super-Homem, e outras usava apenas um minúsculo short preto.


3. Bar LGBT com uma princesa

O vocalista do Queen e a princesa Diana eram muito amigos. Embora fossem muito ocupados, a amizade sempre prevaleceu e os dois conseguiam se desviar dos compromissos e se encontrarem em Londres. Segundo a atriz Cleo Rocos em seu livro The Power of Positive Drinking (2013), Freddie, Diana e o comediante Kenny Everett foram personagens de uma história inusitada e divertida.

Os homens disfarçaram a princesa para que eles pudessem ir beber em um bar LGBT. Vestindo uma jaqueta do exército, um boné e um óculos de sol, a realeza conseguiu uma noite de diversão fora da sua vida regrada na monarquia do Reino Unido. Ninguém percebeu de quem se tratava, todos estavam prestando atenção no artista, que naturalmente atraía olhares.


4. Sid Vicious quem?

Em algum momento nos anos 1970, Queen e Sex Pistols dividiram o Wessex Studios, em Londres. Em uma dessas gravações, o baixista da última banda, Sid Vicious, cruzou com Freddie Mercury e o provocou: “Você é Freddie Mercury, não é? Você está levando o balé para as massas”.

O deboche, porém, não passou barato. “Então você é o Simon Ferocious?”, questionou em tom de deboche, em uma brincadeira com o nome adotado pelo baixista. Não bastasse isso, ainda o pegou pelo colarinho da jaqueta e perguntou “o que você vai fazer?”.  O caso foi contado em uma entrevista pelo guitarrista do Queen, Brian May, que disse que Freddie ainda zombou do estilo desleixado de Vicious.


5. Under Pressure

Freddie Mercury e David Bowie / Crédito: Wikimedia Commons

Os gênios artísticos, como é possível prever, raramente se dão bem nos processos de criação. Com Michael Jackson, uma lhama atrapalhou, já com David Bowie, o Camaleão do Rock, o maior problema foram mesmo os egos em atrito. No Mountain Studios, em Montreux, na Suíça, eles decidiram fazer uma parceria.

Vinho, cocaína e a competição entre os dois cantores pelo vocal principal da música marcaram a parceria entre eles. Under Pressure surgiu, e estrelou o icônico álbum Hot Space, de 1982, mas não antes de causar uma noite louca no estúdio suíço.


+ Saiba mais sobre Freddie Mercury e o Queen através das obras disponíveis na Amazon:

This was the Real Life: The Tale of Freddie Mercury, David Evans e David Minns (2015) -

Freddie Mercury - A Biografia Definitiva, Lesley-Ann Jones (2013) - https://amzn.to/2ulB7aJ

A Verdadeira História do Queen: Os bastidores e os segredos de uma das maiores bandas de todos os tempos, Mark Blake (2015) - https://amzn.to/2RcKaUL

Freddie Mercury - A Reportagem Definitiva: a trajetória lendária e a vida louca do astro do Queen, que viveu mil anos em dez, Ana d'Angelo (2019) - https://amzn.to/3aqYK2k

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W