Curiosidades » Música

De Jimi Hendrix a Queen: 5 artistas lendários que nunca ganharam um Grammy

A premiação, que ocorre neste domingo, é constantemente criticada por ter esnobado renomados artistas. Conheça alguns!

Caio Tortamano Publicado em 26/01/2020, às 09h00

O guitarrista Jimi Hendrix
O guitarrista Jimi Hendrix - Getty Images

Por mais que seja a maior e mais bem-conceituada premiação do mundo da música, alguns artistas que marcaram a História nunca nem sequer foram indicados ao prêmio— enfurecendo fãs, que questionam a validade do gramofone dourado.

Confira 5 grandes artistas que nunca ganharam o prêmio:

1. Janis Joplin

Janis Joplin / Crédito: Getty Images

 

Alcançando a fama primeiramente como vocalista da Big Brother and the Holding Company, Janis Joplin explodiu mesmo em sua carreira solo. A cantora foi — e ainda é— um símbolo do rock psicodélico, porém, a fama não foi suficiente para a premiação. Joplin nunca chegou, sequer, a ser indicada para o prêmio.

Pertencente ao infame clube dos 27, a morte precoce causada por overdose de heroína e álcool acabou com sua carreira enquanto ela estava no auge. Com certeza, se sua vida não tivesse sido encurtada ela teria tido mais chances de levar o prêmio pra casa.


2. Jackson 5

Jackson 5 / Crédito: Getty Images

 

O carismático grupo dos cinco irmãos Jackson era atração por onde passava, o quinteto foi incluído no Hall da Fama do Rock em 1997 (quando já não estavam na ativa). A liderança vocal de Michael e a competência dos instrumentistas fizeram a banda um dos maiores ícones dos anos 60 a meados da década de 1980.

A banda foi indicada uma vez ao prêmio, em 1974 pela música Abc, mas não levaram a estatueta pra casa. Já Michael Jackson, em sua carreira solo, ganhou 13 gramofones, além de outros dois prêmios honorários.


3. Jimi Hendrix

Jimi Hendrix / Crédito: Getty Images

 

O guitarrista, popular pela sua irreverência e talento, foi outro melancólico membro do clube dos 27, morrendo justamente com essa idade. Sua imagem certamente ficou eternizada por algumas performances marcantes, como a sua execução do hino americano em plena Woodstock ou mesmo quando, em um festival de Monterey, ateou fogo em sua guitarra em cima do palco.

Durante sua carreira foi indicado ao prêmio máximo do mundo da música somente em uma oportunidade, como melhor performance instrumental contemporânea justamente pela performance do hino, em 1969. Foi agraciado com um prêmio póstumo em 1992. hoje, eleé considerado por muitos críticos como o maior guitarrista da História.

4. Bob Marley

Bob Marley / Crédito: Wikimedia Commons

 

A voz e cara do reggae elevaram a projeção da Jamaica mundo afora. Membro do grupo musical Bob Marley and the Wailers, chamou atenção para causas como a legalização da maconha em uma época dura e conservadora contra os narcóticos.

Por mais que nunca tenha sido indicado ao prêmio em vida (morreu com 36 anos vítima de câncer de pele), um de seus álbuns mais famosos, Catch a Fire, entrou para o hall da fama do Grammy em 2010.


5. Queen

Queen / Crédito: Getty Images

 

Quem conhece a magnitude da banda não imagina como um grupo tão popular nunca tenha ganho o prêmio. Bohemian Rhapsody não foi indicado a nenhum gramofone mesmo tendo se tornado um dos grandes clássicos do rock.

A banda foi indicada duas vezes ao Grammy, pelas performances nas músicas Bohemian Rhapsody e Another One Bites the Dust, em 1977 e 1981 respectivamente. Em 2018, muito por conta da cinebiografia do conjunto, foram agraciados com um Grammy honorário.


+ Saiba mais sobre alguns dos artistas citados e da história do rock com as obras abaixo:

Queimando tudo: A biografia definitiva de Bob Marley, Timothy White, 1999 - https://amzn.to/2RaIEmm

Freddie Mercury - A Biografia Definitiva, Lesley-Ann Jones (2013) - https://amzn.to/2ulB7aJ

As raízes do rock, de Florent Mazzoleni (2014) - https://amzn.to/2QKcltX

O som da revolução: Uma história cultural do rock 1965-1969, de Rodrigo Merheb (2013) - https://amzn.to/2QFW3C7

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.