Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Cultura

5 livros para conhecer a História do cinema

O primeiro filme teria sido projetado em 1890, por Thomas Edison

Victória Gearini Publicado em 13/01/2020, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Festival 3D, na Grã-Bretanha - Getty Images
Festival 3D, na Grã-Bretanha - Getty Images

1. História do Cinema: Dos Clássicos Mudos ao Cinema Moderno, de Mark Cousins (2013) 

Crédito: Martins Fontes

Mark Cousins traça uma linha do tempo, que vai a partir da criação do cinema mudo, até os dias atuais, que conta com filmes que possuem incríveis efeitos visuais. Sua obra revela, ainda, técnicas cinematográficas e invenções que marcaram gerações de cada país.

2. A história do cinema para quem tem pressa: Dos Irmãos Lumière ao Século 21 em 200 Páginas!, de Celso Sabadin (2018) 

Crédito: Editora Valentina

Por meio de uma linguagem clara e acessível, Celso Sabadin contextualiza a história do cinema em poucas páginas. A obra aborda, ainda, grandes movimentos, como Impressionismo, Expressionismo, Surrealismo, Realismo, Neorrealismo, mostrando como influenciaram nas produções de Hollywood.

3. O que é o cinema?, de André Bazin (2018)

Crédito: Ubu Editora

Considerado um dos maiores críticos do pós-guerra, o escritor André Bazin explica a importância do cinema para a fotografia, teatro e literatura, e mostra como a arte está conectada. Diferente de outros escritores, ele transita por escolas cinematográficas da Itália e da antiga União Soviética.

4. História do Cinema Mundial, de Fernando Mascarello (2006) 

Crédito: Papirus

Baseado na Apresentação de Fernão Pessoa Ramos, o livro de Fernando Mascarello apresenta a origem do cinema, desde seu contexto histórico, até grandes personagens que marcaram a dramaturgia. A obra promete discutir os desafios e inovações a partir do século 20.  

5. O livro do cinema, de Vários autores (2016) 

Crédito: Globo Livros

O Livro do Cinema reúne as melhores produções já exibidas. Por meio de uma linguagem simples e repleta de imagens, pôsteres e infográficos, esta obra promete revelar fatos inéditos de personagens, diretores e roteiros.


+Saiba mais sobre estas obras:

1. História do Cinema: Dos Clássicos Mudos ao Cinema Moderno, de Mark Cousins (2013) - https://amzn.to/2tYY03z

2. A história do cinema para quem tem pressa: Dos Irmãos Lumière ao Século 21 em 200 Páginas!, de Celso Sabadin (2018) - https://amzn.to/36PQre5

3. O que é o cinema?, de André Bazin (2018) - https://amzn.to/3a5EOSv

4. História do Cinema Mundial, de Fernando Mascarello (2006) - https://amzn.to/2NmwBj4

5. O livro do cinema, de Vários autores (2016) - https://amzn.to/30fYhvn

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.