Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Coreia do Norte

Do corte de cabelo a existência de um animal mitológico: 5 mitos sobre a Coreia do Norte

Um dos países mais isolados do mundo, o território no leste asiático é alvo de diversas fake news que surgem tanto de seus vizinhos quanto do lado ocidental do planeta

Isabela Barreiros Publicado em 20/06/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Líder Supremo da Coreia do Norte Kim Jong-un - Getty Images
O Líder Supremo da Coreia do Norte Kim Jong-un - Getty Images

1. Cabelo estilo Kim Jong-un

Crédito: Wikimedia Commons

Uma das maiores fake news a respeito da Coreia do Norte foi o corte de cabelo obrigatório. Em 2014, a rádio Free Asia começou o boato de que universitários da cidade de Pyongyang, na Coreia, tinham que seguir a regra de copiar o penteado do Líder Supremo Kim Jong-un. Com sede nos Estados Unidos e transmissão a inúmeros países asiáticos, o rumor rapidamente se espalhou.

No entanto, foi desmentido apenas alguns dias depois. Tanto turistas quanto jornalistas e correspondentes locais alegaram que tudo permanecia normal na capital norte-coreana — seus cabelos permaneciam da mesma maneira que estavam antes da fake news ser difundida.


2. Unicórnio norte-coreano

No final do ano de 2012, veículos estadunidenses começaram a publicar uma história bizarra. Aparentemente, de acordo com essa narrativa, cientistas norte-coreanos estavam alegando em um artigo que haviam encontrado unicórnios andando de forma livre no país, há milhares de anos.

Isso, na verdade, não passava de uma tradução ruim da real descoberta dos pesquisadores. Eles haviam encontrado um mausoléu que levava o nome de “Lar dos unicórnios”, o que os ajudou na análise de que a capital Pyongyang havia sido um importante centro econômico e político antigamente.


3. A Coreia venceu a Copa do Mundo de 2014

Crédito: Getty Images

Em 2014, uma fake news passou a tomar os noticiários tanto no Brasil quanto internacionalmente. A história contada era a de que o governo norte-coreano teria mentido para a população ao final da Copa do Mundo, afirmando que eles haviam ganhado a competição.

Em um vídeo publicado na internet, a população toda era vista comemorando a conquista nacional, além de torcedores na Praia de Copacabana vestidos de vermelho, branco e azul, as cores da bandeira do país. Tudo isso aconteceu mesmo que a Coreia do Norte sequer tivesse se classificado para o torneio.


4. Um homem morto trabalhando

Os assassinatos supostamente cometidos pelo líder norte-coreano Kim Jong-un são muitos, e ainda em circunstâncias estranhas. Um deles teria sido cometido depois de o governante ter um ataque de raiva devido à falta de comprometimento de seus homens mais próximos.Para dar uma lição, teria resolvido matar ministro da defesa do país, o general Hyon Yong-chol, com um míssil antiaéreo por estar dormindo em uma cerimônia militar.

O fato foi narrado primeiramente pelo jornal sul-coreano Chosun Ilbo e, depois, por outros veículos ocidentais, como a agência de notícias AFP. No entanto, eles voltaram atrás apenas alguns dias depois. Na época, ainda apareceram imagens do general trabalhando normalmente.


5. Dado de comida aos cães

Jang Song-thaek / Crédito: Wikimedia Commons

Jang Song-thaek, tio de Kim Jong-un, foi alvo de uma história bizarra. Ele teria sido uma das pessoas a ser assassinada pelo Líder Supremo do país, mas de uma maneira grotesca e brutal: teria sido jogado como comida para 120 cachorros mortos de fome. O fato foi narrado no programa de mensagens chinês QQ.

O tema tornou-se uma polêmica mundial, mas como todas as outras narrativas, foi provada falsa tempos depois do acontecimento já ter sido tomado como fato, principalmente pelos ocidentais. Descobriu-se que o tio, na verdade, foi morto por fuzilamento.


+ Saiba mais sobre a Coreia do Norte por meio das obras a seguir:

A Revolução Coreana: O desconhecido socialismo Zuche (Revoluções do século 20), Paulo Visentini (2018) - https://amzn.to/30pddHC

Dentro do segredo: Uma viagem pela Coreia do Norte, José Luís Peixoto (2014) - https://amzn.to/2E9rYDX

Pyongyang: Uma Viagem a Coreia do Norte, Guy Delisle (2007) - https://amzn.to/2RZHkD8

North Korea A History from Ancient Times to the Present: The Socialist Revolutionary History of the Korean Juche State of President Kim Il Sung (English Edition), Theodore Schweitzer - https://amzn.to/2tUt1Wv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

.